Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Movimento Espírita do Paraná

Centro Espírita Nosso Lar – Loanda

janeiro/2007 - Por Adilson Valdir Baronceli

O Centro Espírita Nosso Lar, situado na cidade de Loanda, faz parte da União Regional Espírita – 8ª Região (sede em Paranavaí), e é a atual sede da Sub-Regional dessa URE, tendo como seu atual coordenador Adilson Valdir Baroncelli.

A fundação do Centro Espírita data de 3 de outubro de 1953 e teve como sua primeira Diretoria: Presidente: André Fernandes; Vice-Presidente: Narciso D Áviz; Secretária: Maria da Glória D Áviz e Tesoureiro: Antonio Malavazi. A posse se deu no mesmo ato da fundação, e assinaram a ata, assinalando o pioneirismo naquela região, André Fernandes, Maria da Glória D’Áviz, Narciso D’Áviz, Noêmia Fernandes, José Antonio Santim, Ana Maria Malavazi Baronceli, Soledade Fernandes Garcia, Isabel Lopes Fernandes, Alonso Fernandes Botelho, Aparecida Malavazi  Botelho, Raimundo Fernandes Botelho, José Fernandes Botelho, Armando Fernandes Botelho, Atílio Baronceli, Silvio Baronceli, José Lopes Hernandes, João Messias de Souza, Antonio Malavazi, Lucena Stasiak Herek, Olinda Nahayava, Odete Alves de Souza, Isaltino Alves de Oliveira, Vicente Herek, Joaquim Galdino da Silva, Rubens Pires Godoy, Theodoro Arrieiro, Sebastião Chacon e Manoel Caldeira.

O dinamismo e amor à Doutrina, levaram o Presidente de então a propor, já em dezembro de 1954, que a Instituição se filiasse à Federação Espírita do Paraná, sendo encaminhado o pedido, de imediato, que mereceu aprovação em ……………..

À tarefa da divulgação da Doutrina, o líder André Fernandes aliou o amparo material e espiritual aos necessitados, nascendo, então, a 19 de dezembro de 1962, o Albergue Noturno Nosso Lar, e a 18 de abril de 1970, o Hospital Psiquiátrico Nosso Lar, obras mantidas pelo Centro Espírita homônimo.

A atual sede do Centro Espírita, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 183, foi inaugurada em 28 de setembro de 1985, onde também funciona a Casa da Sopa André Fernandes, iniciada em 1976, que busca alimentar os corpos e oferece igualmente a Evangelização Espírita Infantil.

A Casa já abrigou eventos de destaque, quais o  IX Encontro Regional de Jovens Espíritas do Paraná, nos dias 12 a 15 de Abril de 1979, com a participação das 5ª., 7ª. e 8ª. UREs e  a presença da Federação Espírita do Paraná.

Na atualidade, funciona com 6 Departamentos: Doutrinário, Infância e Juventude, Divulgação, Promocional, Assistência Social e Patrimonial, disponibilizando a freqüentadores e trabalhadores as seguintes atividades: Estudo da Doutrina Espírita, Evangelização à Infância e Juventude, Reuniões públicas de Palestras e Passes, Reuniões mediúnicas, Curso de Orientação a gestantes carentes e ainda Evangelização Espírita Infantil na Casa da Sopa, Passes no Hospital Psiquiátrico e Grupo Samaritano de visitas a lares carentes material e espiritualmente.

Com 53 anos de existência e trabalho ininterruptos, o Centro Espírita Nosso Lar apresenta, na atualidade, a seguinte Diretoria Executiva: Presidente: Marli Grassi Botelho; Vice-Presidente: Pedro Leiva Andreo; Primeiro Tesoureiro: Edvandro Garcia Botelho; Segundo Tesoureiro: Gilson Koiti Horikawa; Primeira Secretária: Maria Lúcia Albino Botelho; Segunda Secretária: Hortência Daniele Scaliante.

Assine a versão impressa
Leia também