Jornal Mundo Espírita

Dezembro de 2019 Número 1625 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Movimento Espírita do Paraná

Centro Espírita Luz do Evangelho

setembro/2008 - Por Edvaldo Kulcheski

Uma história de esforço, persistência, dedicação e amor

 

Em 1972 surgiu um grupo de pessoas interessadas em construir um Centro Espírita na Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Este grupo era liderado por Hercílio Kulcheski, o qual buscou auxílio na Federação Espírita do Paraná (FEP), encontrou lá pessoas como o Sr. João Ghignone e o Sr. João de Mattos Lima que acreditaram e apoiaram esta iniciativa. A FEP adquiriu um terreno próximo à Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, e para a construção do centro espírita doou também a madeira de uma antiga casa da Rua Visconde de Nácar.

Então, o grupo de espíritas pôs mãos à obra: demoliram a antiga casa e trouxeram a madeira para o terreno onde seria a sede. Cada um colaborou com o que sabia fazer e assim o centro foi sendo construído.  Em meados de setembro de 1972 ficou pronto. E, na noite de 27 de setembro de 1972, às 20h15 o sonho se transformou em realidade.

Reuniram-se na sede representantes dos centros espíritas da região sul de Curitiba, destacando-se a União Espírita Caminheiros do Bem, S.E. Fraternidade e C. E. Fé, Amor e Caridade. E ainda os responsáveis pela construção desta sede e pelo movimento Espírita na Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais: Hercílio Kulcheski, Áurea C. Furtado Kulcheski, Gabriel Coelho de Souza, Lauro Kulcheski, Isabel Veiga Kulcheski, Narciso Cordeiro, Valdomiro A. dos Santos, Olivina dos Santos, Claudionor M. Baptista, Francisca Baptista, Ovande Furtado, Geni Ferreira Furtado, Maria de Lourdes dos Santos, Catarina Campos e Alcemir Campos e demais colaboradores, perfazendo um total de 26 interessados na formação da casa.

A escolha do nome do Centro decidiu-se através da votação dos presentes e, após a apuração, o nome escolhido foi Centro Espírita “Luz do Evangelho”.

Em seguida procedeu-se à votação para a escolha da primeira diretoria. Para presidente foi eleito Hercílio Kulcheski e, para vice-presidente, Gabriel Coelho de Souza.

Com a palavra, o presidente eleito rememorou as dificuldades vencidas para a construção da casa, e expôs a necessidade de mais esforços e união para prosseguir com o movimento que não parava ali.

Centro Espírita Luz do Evangelho, dificuldades vencidas, sonho realizado!

Já se passaram muitos anos e a casa continua firme nos ideais para os quais foi criada, divulgando a Doutrina Espírita, acolhendo a todos os que a procuram. Uma casa de oração voltada para os interesses daqueles que buscam o despertamento espiritual e o consolo para seus sofrimentos.

Dinâmicos e operosos, os departamentos do centro procuram constantemente o aprimoramento e sincronismo, para atenderem a todas as pessoas que lhes batem às portas.

O Centro Espírita Luz do Evangelho será sempre a “LUZ” que brilhará infinitamente neste lugar, orientando, servindo, educando, instruindo e, principalmente distribuindo muito amor.

O C.E. Luz do Evangelho situa-se na Rua Adão de Araújo, 195 – Vila Nossa Senhora da Luz/CIC.

As reuniões públicas são as 2ª e 5ª feira às 20h e nos sábados às 14h30.

 

Assine a versão impressa
Leia também