Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Movimento Espírita do Paraná

Sociedade Espírita Capa dos Pobres

julho/2008

Há 84 anos, o casal João Baptista e Maria Acácia Britto, congregando um grupo de pessoas estudiosas da Doutrina, com o desejo de fundar um Centro Espírita, alugaram uma casa na Rua Carlos de Carvalho para concretizar, oficialmente, o anseio, no dia 28 de junho de 1922, intitulando-o de Centro Espírita Capa dos Pobres. Cronologicamente, foi o terceiro centro espírita fundado em Curitiba. João Baptista de Britto foi o presidente do Centro por quatorze anos, de 1922 a 1936, onde fez crescer a sementinha que plantou.

Em 1937 o Centro filiou-se à Federação Espírita do Paraná.

Sem sede própria, o Centro fez uma verdadeira peregrinação; da Rua Carlos de Carvalho ao então chamado quarteirão das Mercês; por duas vezes, esteve num barracão na Rua Saldanha Marinho esquina com a atual Capitão Souza Franco; também instalou-se na Rua Bento Vianna, no bairro da Água Verde e na Rua Ângelo Sampaio nº 1767.

Nos anos quarenta, em terreno cedido pela Federação Espírita do Paraná, na Rua então denominada Capitão Souza Franco, esquina com a Alameda Augusto Stellfeld, no Bigorrilho, que mais tarde, passou a chamar-se Rua Desembargador Otávio do Amaral, foi construída a sede própria de madeira, pelas mãos de seus sócios colaboradores. O terreno em volta da casa era amplo, com um poço artesiano nos fundos. Na inauguração, que se deu em 26 de outubro de 1941, seu presidente era Antônio José de Souza.

Na gestão de Mabel Holzmann, a velha casa de madeira, com o generoso apoio de dirigentes, sócios e frequentadores, começou a dar lugar a uma moderna construção, tendo sido reinaugurada em 20 de novembro de 1987, na gestão de Vilma Holzmann Meister.

Passou a ter o nome de Sociedade Espírita Capa dos Pobres com a reforma do Estatuto em 1990, na gestão de Márcia Holzmann.

Em sua trajetória, a Sociedade Espírita Capa dos Pobres, fiel ao seu Estatuto, sempre teve como meta o estudo da Doutrina Espírita e a caridade, com inúmeros Grupos de Trabalho, sempre contando com atividades doutrinárias e assistenciais, que estão presentes em todos os dias da semana, no período da tarde e à noite, assistindo desde o recém-nascido até o idoso carente.

Seu atual presidente é o companheiro Fernandes da Cruz Silva e a vice-presidente, a companheira Nelmari Capri Filipak.. A Casa oferece palestras públicas e passes toda segunda-feira às 18h  e às 20h, terça-feira às 18h , quarta-feira às 14h  e sexta-feira às 18h.

A Sociedade Espírita Capa dos Pobres localiza-se na Rua Desembargador Otávio do Amaral, nº 138, bairro Bigorrilho, em Curitiba.

Assine a versão impressa
Leia também