Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Movimento Espírita do Paraná

Centro Espírita Integração do Amor – CEIA

maio/2008

Originou-se de reuniões espíritas particulares, realizadas na residência do casal Orestes Barbosa e Ana Jacinta Kravustik Barbosa, em Socavão, Distrito de Castro, Estado do Paraná, no ano de 1952, onde tem, hoje, sua sede própria, à Rua Palotina s/nº. Estas reuniões se estenderam até novembro de 1965 quando foram desativadas por motivo de enfermidades do confrade Orestes Barbosa, que veio a desencarnar em maio de 1966.

No desenvolver de suas ações as reuniões tiveram épocas boas e com muita frequência.

Após um intervalo de 28 anos iniciaram-se novamente as atividades do centro espírita na região de Socavão em 2ª fase, sendo reconduzidas sob a direção do confrade Juarez Sebastião de Oliveira, ficando convencionada a data de 22 de janeiro de 1993 para as comemorações de aniversário, porque, com o incentivo do Sr. Boanerges Vieira, iniciaram-se os trabalhos com o estudo do Evangelho em uma casa emprestada pela empresa Costalco Mineração.

Reuniam-se as famílias dos confrades: Lúcido Sansevero, Lotário Guera e Juarez num total de 10 pessoas, todos os sábados às 20 horas e todos os segundos sábados  contávamos com a presença de três jovens expositores do C.E. Jesus Perante a Cristandade, enviados pelo irmão Boanerges: Alessandro Kremer, Dirceu Gomes e Cristiano Menarin.

Iniciamos as caravanas de caridade, as campanhas de agasalho, de doces e brinquedos para as crianças no Natal, fundamos a biblioteca “Luiza Machado” com a doação de livros por vários confrades, os cafezinhos de confraternização e distribuição de mensagens de divulgação na região, de doces para as crianças na Páscoa, Dia da Criança e Natal; contávamos em 1994 com 15 confrades.

Em abril de 1994 obtivemos a doação de terreno pelo irmão Boanerges, imediatamente iniciamos os mutirões fazendo cerca, horta, aplainando terreno, transportando material, arrecadando doações. Iniciamos a obra para medir 45 m2 e acabamos fazendo 60 m2.

Em 27 de novembro de 1994 foi inaugurada pelo confrade Boanerges Vieira a sede do CEIA, tendo como seus fundadores: Lucídio Sansevero, Juarez Sebastião de Oliveira e sua esposa Vera Lúcia Polistchuk de Oliveira, Lotário dos Santos Guera e sua esposa Zélia Aparecida Guera e Lotário de Oliveira.

Na ocasião recebemos 80 confrades do C.E. Jesus Perante a Cristandade, de Castro; o presidente do C.E. Viver e Amar, de Carambeí; 50 confrades  do C.E. Bezerra de Menezes, do Pinheirinho, Distrito do Rio Branco do Sul e 50 companheiros da região.

A partir  desta data começamos a fazer as reuniões públicas todas as sextas-feiras às 20 horas e a receber outros expositores de Castro, uma vez no mês, acompanhados de outros confrades expositores, como: Elza Mayer, Maria Cândida Monteiro, Ângela, Angelita, Sandra, Joel, Celso, Glaci e outros.

Em fevereiro de 1996 iniciamos a distribuição do Sopão da Solidariedade “Ana Barbosa”aos sábados das 11 às 12h30 para 26 crianças, em uma cozinha improvisada no salão do Centro. Também iniciamos as reuniões mediúnicas às segundas com 7 médiuns. Para tal contamos com a colaboração da confreira Maria Cândida na direção.

Em 3 de outubro de 1998 inauguramos a cozinha e banheiro, feitos com doações e mutirão; já estávamos distribuindo 100 pratos de sopa e com 22 crianças na Evangelização, trabalho voluntário das irmãs Vera e Zélia.

Tivemos a visita da URE 2ª Região pela primeira vez em 25 de março de 1999 na pessoa de sua presidente, Sra. Eulécia e mais dois expositores quando já fazíamos parte das atividades da URE.

Segundo seu atual presidente, nosso confrade Juarez Sebastião de Oliveira, o CEIA atualmente desenvolve as seguintes atividades:

Sopa Ana Barbosa: sábados às 10h30.

Escolinha do Amor: 2º Ciclo às 9h, Juventude às 16h30 (total de 25 crianças).

Reunião pública: sexta-feira às 20h.

Reunião doutrinária: segunda-feira às 20h.

Reunião dos trabalhadores: primeira quarta-feira de cada mês.

Assine a versão impressa
Leia também