Jornal Mundo Espírita

Dezembro de 2018 Número 1613 Ano 86
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Movimento espírita do Paraná

Casa Espírita Missionários da Luz- CEMIL

julho/2009

Foi em uma pequena sala da residência do Sr. Ademar Ruas que aconteceram as primeiras reuniões nas tardes de terças-feiras, às 14h, com o estudo do Evangelho segundo o Espiritismo, sendo seguido, por vezes, do trabalho de passe.

Como o espaço físico era exíguo, as reuniões foram transferidas para um casarão na R. Arthur Leme esquina com a R. Costa Rica.  Finalmente, para Rua Nicarágua, 678, em um terreno comprado pelo senhor Eugênio Francisco, a fim de que os trabalhos pudessem ter prosseguimento.

Após a morte do Sr. Eugênio Francisco, que dava apoio material ao trabalho, a Federação Espírita do Paraná, observando a seriedade do trabalho e a situação da Casa, propõe a filiação da mesma, adquirindo o terreno e imóvel para que tivesse sede definitiva.

Em 15 de maio de 1949, conforme consta na ata nº 01, foi realizada a primeira reunião na sede provisória da Sociedade Espírita Missionários da Luz, onde ficou estabelecida a organização do Conselho Diretivo da Instituição, ficando assim aprovado:

Presidente: Hipólito Ricardo Kuntze

Vice-presidente: Ademar Camilo Ruas

1º secretário: Antonio Lourenço

2º secretário: Pedro Lima de Araújo

1º tesoureiro: Carlos Gonçalves

2º tesoureiro: Joaquim João Taunay

Bibliotecário: Antonio Farias

 

Atividades Doutrinárias da Casa Espírita Missionários da Luz

3ª feira – 20h – Estudos sistematizados da Doutrina Espírita

Grupo de estudos de “O Evangelho segundo o Espiritismo”.

Grupo de estudos sobre a Doutrina Espírita.

Grupo de estudos sobre a mediunidade.

Grupo de estudos da mediunidade.

Reunião mediúnica.

4ª feira – 20h – Grupo de orações – irradiação

5ª feira – 14h – Trabalhos manuais de costura – “Oficina da Solidariedade”.

6ª feira – 20h – Palestra Pública, Evangelização infantojuvenil, passe, atendimento fraterno.

Domingo – 10h – Grupo de estudos de “O Livro dos Espíritos”.

 

Fundação da “Casa de Apoio Irmã Scheilla” – CAIS

No ano de 1975, o mesmo grupo de trabalhadores e mais alguns colaboradores da então Sociedade Espírita Missionários da Luz reuniu-se para realizar um pequeno trabalho assistencial a pessoas carentes, na região de Colombo, denominada por Campo Alto.

Durante dois anos o grupo realizou o trabalho em dois dias da semana, atendendo as famílias carentes num terreno desocupado, onde hoje se encontra a Casa de Apoio Irmã Scheilla.

Atualmente a “Casa de Apoio Irmã Scheilla” atende todos os dias 90 crianças entre 07 e 13 anos em regime de contraturno escolar, oferecendo 03 refeições diárias e atividades diversificadas, enquanto os pais trabalham, gratuitamente.  As atividades desenvolvidas são: reforço escolar, iniciação à informática, contação de estórias e estímulo à leitura, lições sobre a prática de esportes, artesanato, passeios educativos e evangelização espírita.

Aos sábados a Casa recebe mais de 100 crianças e adolescentes da comunidade para atividades exclusivas de evangelização espírita.

Por ter como um dos seus principais objetivos a promoção humana das famílias de crianças atendidas, a CAIS realiza um trabalho de apoio a essas famílias através de palestras educativas e de reuniões mensais com os pais.

O quadro de recursos humanos da CAIS está assim composto:

Diretor da Instituição – funcionário da Prefeitura de Colombo, espírita, membro do Conselho Diretivo da CEMIL; diretora de Assistência Social e Promoção Humana – assistente social voluntária, espírita, membro do Conselho Diretivo da CEMIL; pedagoga – voluntária (espírita); cozinheira; auxiliar administrativo; servente; duas estagiárias de Pedagogia; cinco voluntários (espíritas)

Convém ressaltar que, além das atividades assistenciais, a Casa de Apoio Irmã Scheilla mantém em suas dependências atividades doutrinárias abertas à comunidade (estudos, passes, e evangelização infantojuvenil). Diante dessa realidade a CEMIL está iniciando um projeto para construção de local específico para estas atividades.

 

Atividades Doutrinárias da Casa de Apoio Irmã Scheilla

– 4ª feira  – 19h30 – Estudo sistematizado da Doutrina Espírita

– Sábado – 14h    – Estudo de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, passes e grupo de orações.

– 15h      – Evangelização Infantojuvenil para mais de 100 crianças da comunidade

– 18h     – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.

– 18h30 – Reunião Mediúnica

Assine a versão impressa
Leia também