Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Movimento Espírita do Paraná

Centro Espírita Alvorada Nova

março/2008

Fundado em 15 de outubro de 1933, na cidade de Balsa Nova, Paraná, o Centro Espírita Alvorada Nova completa neste ano de 2008 seu 75º aniversário.

Idealizado por Benedito Serafim, tinha inicialmente o nome de “Antoniense” e funcionava em casa particular, no desvio do Km 163 da Rede Ferroviária Paraná/Santa Catarina.

Posteriormente, Benedito Serafim, seu 1º presidente, mudou-se para Campo de Dentro, distante 2 quilômetros de Balsa Nova. Os trabalhos doutrinários permaneceram em sua residência, até a construção da sede própria, cuja inauguração se deu em 25 de abril de 1937. Benedito Serafim permaneceu, dedicado, na presidência da Instituição até fevereiro de 1952.

De 1952 a 1956, a presidência esteve a cargo do confrade Herciles Gomes da Costa que, mais tarde, seria substituído por João Precoma que a dirigiu por um longo período de 10 anos.

Após 1966, os destinos da Casa foram entregues a Antonio Batista de Moraes. Nessa época, foi criada a URE – União Regional Espírita que passaria a visitar o Centro periodicamente dando todo apoio necessário para os imperiosos esforços da Unificação.

Graças a esse entendimento fraternal, a URE sugeriu a mudança do nome de “Antoniense” para “Balsa Nova”, o que foi plenamente aceito.

Antonio Batista de Moraes, com enorme sacrifício, permaneceu 22 anos dirigindo os destinos do Centro. Desencarnou em 2001.

Em 27 de agosto de 1967, seu Estatuto foi aprovado e devidamente publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná.

Mantém reuniões semanais às quartas e sextas-feiras, com estudos, palestras e passes.

Está sendo construída uma nova sede.

Atualmente, seu presidente é o querido confrade Augusto Rodrigues

Assine a versão impressa
Leia também