Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2019 Número 1621 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Movimento espírita do Paraná

Casa Espírita Boa Vontade - Curitiba

janeiro/2010

Janeiro: mês de férias, descanso, refazimento das energias para muitos, mas não para seus bravos fundadores, que, em 10 de Janeiro de 1955, decidiram dar início às atividades espíritas naquela pequena casa de madeira, fundando oficialmente o Centro Espírita Boa Vontade. No final de novembro de 1957, a Casa filia-se à Federação Espírita do Paraná.

Em meados de junho de 1958, o Centro, por motivos de dispersão dos sócios, começa a passar por dificuldades financeiras, faltando verbas para o pagamento de aluguel, luz e limpeza. Neste período, o então Presidente,Sr. José Sade, assume, como responsabilidade pessoal sua, as despesas relativas ao aluguel, evitando que os trabalhos fossem paralisados. Na reunião de 26 de outubro de 1971, o Sr. Simão Dutter informa que um simpatizante da Casa faria a doação do dinheiro para a compra do terreno do Centro, com uma exigência: que esse seu ato ficasse no anonimato, pois não queria aparecer como benemérito doador e sim contribuir com a causa espírita. Assim , em 12 de novembro de 1971 foi lavrada a escritura do Centro Espírita Boa Vontade e a sua nova sede foi inaugurada  em 10 de janeiro de 1976.”

Situada em Curitiba, no bairro da Água Verde, primeiramente no número 106 da Rua Tenente Max Wolf Filho; e, quando completou seus 21 anos, transferiu-se para sua sede própria, do outro lado da rua no número 223, em frente ao local antigo, onde permanece até hoje.

Ao completar 50 anos, em 2005, a ocasião especial foi celebrada durante todo o ano, com várias atividades realizadas pelos diversos departamentos da Casa.

Neste mesmo ano, um grande desafio foi lançado por sua diretoria: reformar a casa, já que não estava comportando de maneira adequada seus frequentadores. A casa de madeira foi substituída por uma nova, bem maior e confortável, mas ficou marcada nos corações como a “casinha”; e a segunda casa reformada. Graças ao esforço e dedicação de todos, foi possível manter as atividades funcionando ininterruptamente, mesmo durante a reforma, mostrando que a união e a paciência são capazes de manter juntas as pessoas, nos momentos decisivos; quando estas estão voltadas a um objetivo comum.

E, em 2006, após o término dessa longa reforma, a sede nova foi inaugurada. No ano seguinte, 2007, passou a denominar-se Casa Espírita Boa Vontade.

Aconchego, acolhimento, carinho, são suas marcas registradas, até mesmo na sua logomarca, onde a casa confortável e acolhedora também está presente.

Foram anos de muito trabalho, dedicação, superação dos desafios, estudo e boa vontade de todos os trabalhadores e frequentadores para manter a chama acesa da Doutrina Espírita por tanto tempo.

Essa continuidade dos trabalhos trouxe excelentes frutos já que, atualmente, é possível ver, por exemplo, três gerações de uma mesma família freqüentando assiduamente as atividades da casa, estando sempre juntos: avó, filhos, netos.

As portas da Casa Espírita Boa Vontade estão sempre abertas para todos. Essa integração é percebida pela constante chegada de novos frequentadores, vindos de Curitiba e também de vários Estados do país, mostrando que ali as fronteiras não existem; e que nela todos podem conviver numa grande família.

E nesse janeiro de 2010, em que a Casa Espírita Boa Vontade completa 55 anos, agradecemos a Deus, a Jesus e aos benfeitores espirituais pelo amparo em todos esses anos. E que possamos estar unidos pela dedicação e boa vontade de seus trabalhadores e frequentadores por muitos anos mais, a fim de manter a chama do Evangelho de Jesus sempre acesa.

Assine a versão impressa
Leia também