Jornal Mundo Espírita

Outubro de 2021 Número 1647 Ano 89

Lições para a vida

Escultor transforma armas de guerra em instrumentos musicais

junho/2021

Uma atitude cheia de simbologia. O escultor sérvio Nikola Macura, de 42 anos, está recuperando armas e velhos equipamentos de guerra e transformando-os em instrumentos musicais.

É a paz invadindo o meu coração…

 Nikola faz um verdadeiro garimpo nos lixões da cidade de Novi Sad, no norte da Sérvia, em busca de armas descartadas. Como o país passou por diversos conflitos civis nos anos 90, é comum encontrar uma grande quantidade de velhos rifles, revólveres, espingardas, pistolas, capacetes, granadas e até bazucas.

O escultor criou um violoncelo com um balde de gás do exército e uma bazuca e um violino, servindo-se de um carregador de rifle e um kit de primeiros socorros.

A intenção de Macura é criar uma orquestra com os ex-combatentes de guerra para que eles possam enxergar o mundo de uma nova perspectiva.

Meu objetivo é oferecer àquelas pessoas que participaram da guerra uma chance de utilizar as armas, com que batalharam, para criar música, disse.

O ex-militar Srdjan Sarovic é um dos que já toparam o projeto. Ele está aprendendo a tocar um dos instrumentos. O rifle, que antes passou por suas mãos para atirar, agora dispara somente música!

De uma perspectiva sensorial, ele desaparece como sendo um rifle e simplesmente se torna um instrumento musical. Quando eu o seguro em minhas mãos e o toco, tudo que me preocupa é como me alinhar com o instrumento e criar música, disse Sarovic.

Eis uma prova de que é o uso que o ser humano faz do instrumento que o determina como algo bom ou ruim. Depois de formar a orquestra, o escultor quer sair pelo país levando música onde antes houve guerra.

Rafael Melo
https://razoesparaacreditar.com, em 23.2.2021.

Assine a versão impressa
Leia também