Jornal Mundo Espírita

Julho de 2020 Número 1632 Ano 88

Lições para a vida

Coronavírus - Isolamento social dos idosos

junho/2020

Em Pato Branco, a Secretaria de Assistência Social – SAS buscou alternativas para amenizar as dificuldades do isolamento social dos idosos. Essa é a única cidade do Paraná com o certificado de Cidade Amiga do Idoso, concedido pela Organização Mundial de Saúde – OMS.

No Brasil, as outras cidades certificadas são Jaguariúna, SP; Camboriú, SC; Esteio, Porto Alegre e Veranópolis, RS.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Pato Branco, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, o município começou o processo de certificação, em 2017 e se tornou o município modelo para a aplicação do Programa no Estado.

Para receber o certificado da OMS, o município precisa adaptar as estruturas e serviços com acessibilidade para a inclusão de idosos. Além disso, deve ter em funcionamento o Conselho Municipal do Idoso e apresentar um plano de ação com o objetivo de beneficiar a pessoa idosa no transporte, moradia, serviços de saúde e inclusão social.

Segundo a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, 102 municípios do Paraná aderiram ao programa Cidade Amiga do Idoso, buscando a certificação, até o final de março de 2020.

Decretado o isolamento, em Pato Branco, profissionais da SAS e voluntários se encontram em visitas on-line, por meio de videoconferência, para conversar e falar sobre o dia a dia dos idosos. O bate-papo pode ser individual ou em grupo.

Os idosos aprendiam sobre Tecnologia antes da pandemia, por isso, a Prefeitura aproveitou esse conhecimento para manter o convívio social entre eles. Cerca de 300 deles participam das ações da Secretaria, que também tem entregado atividades para recorte, colagem e pintura, além de cartas, em suas casas.

De acordo com a coordenadora municipal do programa Cidade Amiga do Idoso, Tânia Raber Bertelli, toda forma de manter o convívio social e o desenvolvimento deles é essencial para ajudar durante o isolamento.

 Mari Kateivas, G1 PR — Foz do Iguaçu

https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2020/04/28/coronavirus-idosos-de-pato-branco-
conversam-por-videochamada-para-enfrentar-isolamento-social.ghtml

Assine a versão impressa
Leia também