Jornal Mundo Espírita

Fevereiro de 2021 Número 1639 Ano 88

Lições para a vida

Gentileza gera gentileza...

março/2020

Jean da Silva é um jovem de 20 anos, que mora na comunidade Tiradentes, na Cidade Industrial de Curitiba. Desempregado, conseguiu, com um amigo, uma máquina de cortar cabelo, e passou a oferecer o corte à comunidade em que vive, ao irrisório preço de R$ 5,00.

O instrumento apresentava defeito mas Jean adaptou-se e isso o ajudou a sobreviver durante certo período. Então, voltou a se empregar, agora como servente de pedreiro.

O inusitado é que Jean, considerando que tinha salário para sua subsistência, continuou a oferecer o corte de cabelo. Agora, de forma gratuita. Ele chama de ação comunitária, uma forma de contribuir com as pessoas e de gratidão por todos que o ajudaram, quando andou desempregado. Por exemplo, o amigo que lhe deu a máquina.

Gentileza gera gentileza – seu lema.

O rapaz foi alvo de reportagem e acabou recebendo, como presente, equipamento completo de barbeiro profissional. Ao abrir a caixa, havia um bilhete: Jean, parabéns por ser especial. Pessoas como você são exemplo de humildade.

Além disso, Jean foi agraciado com a oportunidade de ser recebido pelo diretor do SENAC, em Curitiba, que lhe ofereceu uma bolsa de estudo no Curso de barbeiro.

Ele ficou encantado com a atenção recebida, com as maravilhosas instalações que visitou, local onde deverá fazer o Curso e só conseguiu dizer: Estou sem palavras.

Respirou fundo e apontando o peito completou: Aqui dentro está explodindo, sabe, como um motor de carro. Deus abençoe. Saúde eu tenho. Agora é só Deus abençoar.

 Fatos extraídos de reportagem televisiva
exibida em 23.1.2020 – G1 Paraná.

Assine a versão impressa
Leia também