Jornal Mundo Espírita

Janeiro de 2020 Número 1626 Ano 87

Lições para a vida

fevereiro/2020 - Por Uma doação especial

Foi em Cruzeiro do Sul, no Acre. A professora Mary Moraes estava em pleno período de aula para a classe do 1º ano do ensino fundamental. Uma aluna do segundo ano adentrou a sala e pediu permissão para falar.

De forma espontânea, disse: Eu quero fazer a doação desse lindo sapato que é número 27 porque eu já estou calçando 28.

Uma menina levantou a mão e disse que calçava aquele tamanho. Isabela foi até ela, mostrou o sapato e se ajoelhou. E, ela mesma o calçou nos pés da coleguinha. Ao perceber que servia direitinho, manifestou seu contentamento com um largo sorriso.

A professora simplesmente acompanhou tudo, entre a emoção e o espanto. Confessou, posteriormente, que demorou um pouco para recuperar-se.

Realmente, uma menina oferecer a outra algo que não mais lhe serve, mas reconhece estar conservado, bonito, podendo ser útil a outra criança, tudo bem. O mais comovente talvez tenha ficado pelo gesto de se ajoelhar e experimentar o calçado para a outra menina.

Tudo de forma espontânea, em meio a uma classe que a ficou observando. E muito mais a professora que exaltou a sensibilidade das crianças nas pequenas atitudes do dia a dia.

Que possamos ser sempre iguais às crianças, disse.

E, nos recordamos da fala de Jesus, chamando um menino, colocando-o em meio aos discípulos, lecionando: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.

Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.1

Aí estão as crianças a nos exemplificarem o amor, a doação, o respeito ao próximo, a aurora de um mundo muito melhor.

 

Fonte: https://razoesparaacreditar.com/gentilezas/professora-aluna-doacao-sapato/

Referência:

  1. BÍBLIA, N. T. Mateus. Português. O novo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Imprensa Bíblica Brasileira, 1966. cap. 18, vers. 3 e 4.
Assine a versão impressa
Leia também