Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Lições para a vida

Prêmio mundial de Robótica para estudantes curitibanos

agosto/2019

Os estudantes da equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, do bairro Cajuru,  de Curitiba, conquistaram, em 16 de junho, um lugar no pódio da First Lego League, competição internacional de Robótica, realizada na cidade de Biblos, no Líbano.

O evento reuniu cinquenta e nove equipes de quarenta e seis países, dos cinco continentes. Entre os brasileiros, os Conectados foram a única equipe classificada vinda de uma escola municipal.

A conquista da vaga para essa etapa internacional aconteceu em março deste ano, durante a First Lego League, realizado no Rio de Janeiro/RJ, com estudantes de todo Brasil. A competição envolveu oitenta e quatro equipes de escolas públicas e privadas, com o tema Into Orbit (Em Órbita).

A Prefeitura de Curitiba custeou a viagem do grupo para a disputa no campus da Lebanese American University (LAU).

Este prêmio consagra internacionalmente nossos curitibinhas e os programas Vale do Pinhão e Linhas do Conhecimento, disse o prefeito Rafael Greca.

 

Estresse dos astronautas

Os curitibinhas ganharam o bronze na categoria Design Mecânico e se destacaram pela qualidade da programação no software Lego e pela pesquisa sobre adaptação da vida humana na exploração espacial.

O trabalho que apresentaram é sobre a ansiedade e o estresse dos astronautas. Os estudantes criaram, com apoio da Universidade Federal do Paraná – UFPR, uma microcápsula contendo óleo essencial de lavanda para reduzir os níveis de ansiedade nas missões.

 A equipe nos enche de orgulho e reflete os grandes investimentos que fazemos em Robótica, inovação e formação dos profissionais, destacou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, que acompanhou os estudantes ao Líbano, com o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó.

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/premio-mundial-de

-robotica-consagra-ensino-publico-municipal-de-curitiba/51024

Assine a versão impressa
Leia também