Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2019 Número 1621 Ano 87

Lições para a vida

O valor da educação

dezembro/2014

Na província Sichuan, na China, todos os dias, um fazendeiro carrega uma criança nas costas por vinte e oito quilômetros, para levá-la à escola.

Esse homem, de quarenta anos, é Yu Xukang, pai solteiro de um menino de doze anos de idade, que sofre de uma doença rara nas pernas, braços e costas, que o impossibilita de andar.

Para Yu, essa brava atitude não passa de algo normal e cotidiano.

Ele disse à reportagem do Daily Mail que não há nada de errado com a mente de seu filho, que não era aceito em nenhuma escola e, com isso, ainda está cursando o primeiro ano na Escola Primária Fengxi.

Com a fama da história, o Governo local anunciou que vai pagar brevemente um apartamento mais próximo à escola para a família..

Outras fontes afirmam que ainda planejam pagar os estudos e custo de vida da criança até que  termine o colégio, além de reunir esforços para encontrar a mãe desaparecida.
O pai dedicado deixou claro o orgulho por seu filho já estar no topo da sua classe.
Ele acredita que o menino terá muito êxito em sua vida.

Meu sonho é que ele vá para a faculdade, disse o pai.

Com informações e fotos do Daily Mail.

 

Ensinam-nos os luminares espirituais que a paternidade é, sem contradita, uma missão. É ao mesmo tempo um dever muito grande, que implica, mais do que o homem pensa, sua responsabilidade para o futuro. Deus põe a criança sob a tutela dos pais para que estes a dirijam no caminho do bem e lhes facilitou a tarefa, dando à criança uma organização débil e delicada, que a torna acessível a todas  as impressões. (O Livro dos Espíritos, item 582)

No caso em tela, soma-se a dificuldade de um menino, que não pode se locomover com as próprias pernas. Esse pai entendeu muito bem a sua missão e, aliando o amor que devota ao filho, se preocupa com a sua instrução, uma das naturais asas que colaboram para o progresso intelectual do Espírito.

Uma lição de vida, um exemplo do quanto realiza quem aciona a sua vontade, um exemplo de quem pensa grande, no futuro e estabelece uma meta a alcançar.

Assine a versão impressa
Leia também