Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2019 Número 1621 Ano 87

Lições para a vida

Placas de energia solar para barracas de praia

março/2019

Uma invenção um tanto útil nos dias de hoje, para uma geração que vive conectada a tudo. Juntar sol, praia e mar com a tecnologia foi a ideia de quatro estudantes do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, que criaram e instalaram placas de energia solar sustentável nos guarda-sóis que ficam nas areias da praia em Maceió. A ideia é fruto de uma parceria dos alunos de eletrotécnica com um comerciante que aluga cadeiras e sombreiros na orla da capital.

Inicialmente, estudamos as necessidades dos barraqueiros, dos prestadores de serviço da orla, fizemos pesquisas e dimensionamos a placa de acordo com as necessidades deles, disse o estudante de eletrotécnica Jarllan Ferreira.

As placas principaram a ser testadas em julho de 2018.  Em dias de sol forte, elas conseguem produzir a capacidade máxima de energia, suficiente para manter o celular ou as caixinhas de som carregados o tempo inteiro, enquanto se está na praia.

A energia limpa vem de painéis solares de vinte centímetros, que ficam grudados na parte de cima do guarda-sol.

A ideia deu tão certo que os estudantes pensaram em ampliar o projeto, expandindo por toda a praia e, quem sabe, explica o estudante Rinaldo Matheus, por todas as praias do Nordeste.

https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2018/09/estudantes-do-ifal-criam
-placas-de-energia-solar-em-barraca-de-praia-em-maceio_61918.php

Assine a versão impressa
Leia também