Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Lições para a vida

Brasileira ganha prêmio nos Estados Unidos

outubro/2018

A médica brasileira Fernanda Lage Lima Dantas ganhou reconhecimento internacional pelo seu trabalho.

Natural do Rio de Janeiro, há treze anos ela trabalha no Acre como cirurgiã pediátrica no Hospital da Criança e também no Hospital das Clínicas e atua, principalmente, no cuidado a crianças nascidas com malformações congênitas.

Atua na formação de novos médicos e cirurgiões para atuarem no Estado, como professora no Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre e na Especialização em Residência Médica de Cirurgia Geral.

Competindo com médicos cirurgiões do mundo todo, ela foi escolhida pelo Comitê de Relações Internacionais para receber o prêmio de Cirurgião da Comunidade 2018Baxiram S. and Kankuben B. Gelot Community Surgeons Travel Award for the year 2018.

O prêmio é dado em reconhecimento ao comprometimento com a prática de cirurgia de alta qualidade e dedicação na melhoria do acesso ao tratamento cirúrgico para a população.

A cerimônia de premiação será realizada durante o Congresso Clínico do Colégio Americano dos Cirurgiões, no mês de outubro, em Boston, Massachusetts.

Fernanda Lage foi ainda convidada para conhecer o Hospital das Crianças de Boston, que é associado à Universidade de Harvard, onde fará um estágio de três semanas, acompanhando o serviço de cirurgia pediátrica.

Esse é um dos berços das cirurgias pediátricas no mundo e foi onde começou o tratamento das crianças com malformações congênitas.

Vou para esse intercâmbio com a intenção de fazer parcerias internacionais. Nosso objetivo é receber aqui no Acre cirurgiões que moram em outros lugares do mundo. A ideia é não só trazer conhecimento, mas também trazer esses profissionais, disse Fernanda.

O Acre oferece cirurgia neonatal e tratamento completo para as principais malformações existentes.

Ao longo dos últimos anos mais de quinhentas crianças foram beneficiadas.

Por meio do Sistema Único de Saúde – SUS é realizado o acompanhamento dessas crianças desde o seu nascimento na Maternidade Bárbara Heliodora até o tratamento no ambulatório do Hospital das Clínicas, incluindo cirurgias e consultas.

Após a cirurgia, recebem acompanhamento periódico de acordo com a necessidade de cada uma, inclusive durante a vida adulta.

www.sonoticiaboa.com.br, de 18.6.2018

Assine a versão impressa
Leia também