Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Lições para a vida

Papa Francisco faz doação para o Sudão do Sul

março/2018

Cerca de cinco mil famílias do Sudão do Sul são as beneficiárias de uma doação de vinte e cinco mil euros, feita  no mês de novembro [2017], pelo Papa Francisco. A verba foi doada para a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO, que usou o montante para fornecer sementes e outros insumos agrícolas para pequenos produtores da região de Yei, na província de Equatória Central.

O Sudão do Sul é palco de uma guerra civil que eclodiu em dezembro de 2013. Conflitos armados devastaram zonas de cultivo, além de forçar 1,5 milhão de pessoas a deixarem o país. Em fevereiro de 2017, a FAO estimava que 4,9 milhões de sul-sudaneses precisavam de assistência humanitária urgente de alimentos e de insumos para a agricultura.

As sementes fornecidas pela agência da ONU permitem o cultivo de sete variedades de hortaliças de crescimento rápido. O objetivo é garantir que a população do Yei tenha acesso a alimentos nutritivos no intervalo que separa as duas colheitas de cereais.

A agência da ONU trabalha ativamente na nação em guerra para contornar o problema da falta de alimentos. O organismo internacional já forneceu materiais para pesca, produção agrícola e plantio de hortaliças para 4,2 milhões de sul-sudaneses, além de vacinar mais animais, a fim de protegê-los de doenças e assegurar o sustento das famílias que deles dependem.

O representante da FAO, no Sudão do Sul, Serge Tissot, celebrou a doação do Pontífice e afirmou que os insumos para a semeadura podem fazer a diferença entre a vida e a morte para muitas pessoas, no país.

Antes da guerra, vivíamos bem e podíamos nos alimentar o bastante. Agora, só (comemos) algo no café da manhã e na ceia. Meu filho chora porque tem fome, conta Suzan Night, de 22 anos. As cebolas e os tomates poderão ser vendidos no mercado, o que realmente me ajudará. A jovem está entre os sul-sudaneses que receberam assistência da FAO.

https://nacoesunidas.org/papa-francisco-faz
-doacao-para-ajudar-30-mil-pessoas-no-sudao-do-sul/

Assine a versão impressa
Leia também