Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2019 Número 1621 Ano 87

Lições para a vida

Homem cria um jardim para combater depressão da esposa

agosto/2017

O senhor e a senhora Kuroki viviam uma vida animada e feliz numa região rural do Japão. Tocavam uma pequena fazenda, viram crescer seus dois filhos e tinham o sonho de viajar por todo o Japão, quando se aposentassem mas, uma tragédia abalou a vida pacata do casal.

Por causa do diabetes, a senhora Kuroki perdeu completamente a visão e mergulhou em uma depressão profunda, mal levantando da cama.

O marido tentou tirá-la de casa de várias maneiras, no entanto,  nada era suficiente para animá-la a dar uma voltinha. Amargurado com a situação, o senhor Kuroki teve uma ideia: criar um enorme jardim onde a esposa poderia desfrutar do cheiro das flores que tanto adorava e se animar a continuar a vida de onde parara.

Depois de dois anos e de milhares de flores, ele apresentou a criação à esposa, que hoje caminha diariamente durante a manhã e a tarde pelo jardim e até o ajuda em algumas tarefas simples.

 http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2016/02/

 Eis uma lição de amor e uma perfumada estratégia para retirar do isolamento profundo alguém que parecia ter abdicado da vida.

Para quem ama, sempre existe mais uma alternativa a ser tentada, nunca desistindo. Terapias existem múltiplas pelo mundo, criadas por terapeutas e estudiosos de diversas áreas. Contudo, vez ou outra, o amor engendra ações simples, eficazes e de valor incalculável, por traduzirem esse sentimento de afeto, de bem querer, de interesse pelo outro.

Assine a versão impressa
Leia também