
Lições para a vida
Programa voluntários da cidadania
setembro/2016O programa Voluntários da Cidadania, fruto do convênio firmado entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Fundação Guimarães Rosa, tem sido uma mola propulsora na vida profissional de muitos jovens.
O Curso tem como objetivo proporcionar aos participantes uma perspectiva de futuro digno como cidadãos. Assim, o Corpo de Bombeiros, por intermédio da Academia de Bombeiros Militar, recebeu a incumbência de ministrar o Curso de Bombeiro Profissional Civil, nos moldes regulamentados pela NBR 14608.
Órfã de pai, e mãe precoce aos 17 anos, Fernanda Benedita dos Santos traz na sua história um exemplo de que, valorizados em suas capacidades e com oportunidades, todos conseguem mudar, para melhor, os rumos de suas vidas.
Depois de uma adolescência complicada ao lado da mãe e com dificuldades financeiras para cuidar do filho, ela promoveu uma reviravolta na sua história. Aconselhada pela prima, que soube do Programa Voluntários da Cidadania, que capacita e prepara jovens de 18 a 21 anos, Fernanda foi à luta.
Três meses depois, ela estava pronta para buscar o mercado de trabalho como bombeiro profissional civil.
Assim como ela, outros jovens que um dia tiveram algum conflito com a lei ou foram considerados como em alto risco de recrutamento pelo mundo do crime e também aqueles residentes em áreas de alta vulnerabilidade social dão os primeiros passos na conquista de uma nova fase de vida, com oportunidades e capacitação.
Antes de iniciar as aulas teóricas e práticas, os interessados participam de um processo seletivo com provas de português e raciocínio lógico, avaliação médica e psicológica.
Ministrados desde novembro de 2011, os cursos acontecem nas instalações do Corpo de Bombeiros da capital mineira. Os conteúdos abrangem cidadania, ética, direitos humanos, disciplina, preparação para o mercado de trabalho, atividades de educação física e outras extracurriculares, além das matérias específicas da profissão de bombeiro civil.
São muitas as histórias que jovens começaram a escrever a partir desse Projeto. Cada uma tem sua particularidade. Mas todas, certamente, indicam um final feliz.
http://www.marciolacerdabh.com.br/conteudo-realizacoes-areas.php?secao=1&area=8&chave=132
http://www.aopmbm.org.br/home/1078-formatura-dos-voluntarios-da-cidadania
-
Notícias
Anúncios da nova era
Em 2007, a Panasonic, por meio de sua Eco Solutions Company, uniu-se ao programa... -
Notícias
José Virgílio Góes na galeria dos presidentes da Federação Espírita do Paraná
O dedicado confrade José Virgílio Góes, que completará em julho próximo 80 anos de... -
Notícias das URES
Trabalhadores em ação
Carlos Alberto Ferreira da Costa Em que ano você se tornou espírita? Entre1989 e... -
Notícias
VIII Congresso Brasileiro de Magistrados Espíritas
A Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas – ABRAME realizou, nos dias 25 a 27...