Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2019 Número 1621 Ano 87

Lições para a vida

Programa voluntários da cidadania

setembro/2016

O programa Voluntários da Cidadania, fruto do convênio firmado entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Fundação Guimarães Rosa, tem sido uma mola propulsora na vida profissional de muitos jovens.

O Curso tem como objetivo proporcionar aos participantes uma perspectiva de futuro digno como cidadãos. Assim, o Corpo de Bombeiros, por intermédio da Academia de Bombeiros Militar, recebeu a incumbência de ministrar o Curso de Bombeiro Profissional Civil, nos moldes regulamentados pela NBR 14608.

Órfã de pai, e mãe precoce aos 17 anos, Fernanda Benedita dos Santos traz na sua história um exemplo de que, valorizados em suas capacidades e com oportunidades, todos conseguem mudar, para melhor, os rumos de suas vidas.

Depois de uma adolescência complicada ao lado da mãe e com dificuldades financeiras para cuidar do filho, ela promoveu uma reviravolta na sua história. Aconselhada pela prima, que soube do Programa Voluntários da Cidadania, que capacita e prepara jovens de 18 a 21 anos, Fernanda foi à luta.

Três meses depois, ela estava pronta para buscar o mercado de trabalho como bombeiro profissional civil.

Assim como ela, outros jovens que um dia tiveram algum conflito com a lei ou foram considerados como em alto risco de recrutamento pelo mundo do crime e também aqueles residentes em áreas de alta vulnerabilidade social dão os primeiros passos na conquista de uma nova fase de vida, com oportunidades e capacitação.

Antes de iniciar as aulas teóricas e práticas, os interessados participam de um processo seletivo com provas de português e raciocínio lógico, avaliação médica e psicológica.

Ministrados desde novembro de 2011, os cursos acontecem nas instalações do Corpo de Bombeiros da capital mineira. Os conteúdos abrangem cidadania, ética, direitos humanos, disciplina, preparação para o mercado de trabalho, atividades de educação física e outras extracurriculares, além das matérias específicas da profissão de bombeiro civil.

São muitas as histórias que jovens começaram a escrever a partir desse Projeto. Cada uma tem sua particularidade. Mas todas, certamente, indicam um final feliz.

http://www.marciolacerdabh.com.br/conteudo-realizacoes-areas.php?secao=1&area=8&chave=132

http://www.aopmbm.org.br/home/1078-formatura-dos-voluntarios-da-cidadania

Assine a versão impressa
Leia também