Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Lições para a vida

Nick Vujicic

julho/2016

Nicholas James Vujicic nasceu em 1982, na cidade de Melbourne, na Austrália. O seu nascimento teria sido como outro qualquer, não fosse pelo fato dele ter nascido sem seus membros inferiores e superiores, o que não o impediu de alcançar seus sonhos.

Hoje, palestrante motivacional, afirma: Deficiente não é quem nasce sem pernas e braços e sim aquele que tenta fazer algo e não consegue.

Como portador da síndrome de Tetra-amelia, uma rara doença embrionária que se manifesta na forma da ausência dos membros inferiores e superiores, ele é um vitorioso somente por ter sobrevivido ao nascer.

Outras batalhas viriam. Uma lei estadual de Vitória, na Austrália, o impedia de frequentar uma escola regular. O problema foi superado por mudanças na legislação local, transformando-o em um dos primeiros estudantes com deficiência física a ter acesso ao ensino regular.

Vencer dificuldades como escrever, usar o computador, escovar os dentes, fazer a barba, pentear o cabelo e falar ao telefone foi bastante fácil comparado à superação da ignorância das pessoas.

O bullying sofrido fez com que ele cogitasse o suicídio aos oito anos de vida.

Com uma depressão crescente, suas preces para Deus pediam desesperadamente para que seus membros pudessem crescer.

Foi um artigo de jornal que o fez caminhar para além de qualquer dificuldade.  Quando tinha 17 anos, sua mãe chamou sua atenção para uma notícia que contava a história de um homem que tinha uma grande deficiência. Para Nick aquilo foi como um estalo em sua mente, ajudando-o a perceber que não era o único a lidar com grandes problemas. A partir desse episódio, passou a ministrar palestras em seu grupo de oração e deu início a sua organização sem fins lucrativos, Life without limbs.

Formado em Contabilidade e Planejamento Financeiro na universidade,  aos 21 anos de idade, iniciou suas viagens como palestrante motivacional. Já proferiu palestras para mais de dois milhões de pessoas, em doze países de quatro continentes (África, Ásia, Austrália e América do Norte).

Em 2012, Nick casou-se com Kanae Miyaharae, a mulher de seus sonhos. No ano seguinte, o casal teve o primeiro filho, Kiyoshi. E o segundo nasceu em 2015.

Assine a versão impressa
Leia também