Jornal Mundo Espírita

Janeiro de 2022 Número 1650 Ano 89

Lições para a vida

Policiais do BOPE são homenageados por vítimas salvas na capital paranaense

setembro/2015

Uma situação atípica aconteceu no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, no Rebouças, na manhã de sexta-feira, 29 de maio. Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais – BOPE foram homenageados pelo trabalho durante ocorrências de alta periculosidade com vítimas. A ação aconteceu a pedido das próprias pessoas que tiveram as vidas salvas pelos policiais.

A homenagem aconteceu sob muita emoção, tanto para as vítimas, quanto para os policiais, que não estão acostumados a receber esse tipo de retorno da população. Ao todo, oito policiais militares, que atuaram em ocorrências, receberam das mãos das pessoas que socorreram, um certificado de elogio. Após o ato, a unidade foi reunida para a largada de mais uma operação.

O pedido de homenagem foi feito por algumas vítimas, que depois dos momentos de pânico, saíram ilesas das situações de risco por causa do trabalho dos policiais. Entre elas, Getúlio Montegutte Cardos e a esposa, Júlia Ferreira Gritten. O casal sofreu algumas horas nas mãos de dois homens armados.

Não há palavras para agradecer o que os policiais militares fizeram por nossa família. Graças à PM fomos salvos e por isso eu tinha que vir até aqui agradecer pelo que fizeram por mim e minha esposa, disse emocionado.

Para o homem, que teve uma arma apontada para ele, de heróis, os policiais se tornaram parte da família. Esses homens são meus irmãos, só tenho a agradecer.

 

Dedicação

O que aconteceu no Quartel emocionou até mesmo o tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira, comandante do BOPE. Fomos procurados por estas pessoas. É raro um cidadão que foi atendido por nossas equipes vir até o quartel para agradecer e prestar homenagens aos policiais militares que prestaram um excelente serviço, disse.

Ele aproveitou o momento para agradecer, não somente aos policiais homenageados, mas a todo o batalhão, pela dedicação de sempre.

Joelcio de Castro, soldado do BOPE, também ficou emocionado com a homenagem que recebeu do professor e projetista Leandro Martins da Silva, que teve bens recuperados por uma equipe da RONE, que pertence ao BOPE, no Campo de Santana, em abril.

Muito gratificante. Nosso trabalho é servir a comunidade e proteger. Quando a população reconhece isso, é motivo de honra e ficamos emocionados com essa atitude, ressaltou.

Leandro, que teve o carro roubado e conseguiu recuperar depois da ação dos policiais, elogiou a postura dos PMs na ocorrência, que mesmo após recuperarem o carro, ainda fizeram buscas na região até encontrar os suspeitos do crime.

Eles me deixaram tranquilo e me assessoraram em tudo, do início ao fim. Senti-me amparado e vi de perto toda a dedicação e profissionalismo com que agem. Tive meus bens recuperados graças à rapidez e eficiência deles.

Paraná online, 31.5.2015.

 

Quando tantas  notas a respeito de corrupção e desmandos tomam conta das mídias, importante o destaque de que há homens que se importam com o seu semelhante e que realizam o melhor, onde se encontram.

Também excelente o registro da gratidão, manifestação dos Espíritos que têm riqueza de emoções e altruísmo.

Assine a versão impressa
Leia também