Jornal Mundo Espírita

Fevereiro de 2021 Número 1639 Ano 88

Lançamento de O Livro dos Médiuns

janeiro/2021

Publicado em 15 de janeiro de 1861, o Codificador registrou na Revista Espírita:

Há muito tempo anunciada, mas com a publicação retardada por força de sua mesma importância, esta obra aparecerá de 5 a 10 de janeiro, na casa dos srs. Didier & Cie, livreiros-editores, Quaid des Augustins, 35. [Ela é igualmente encontrada nos escritórios da Revue Spirite, rue Sainte-Anne, 59, passagem Sainte-Anne. Um grande volume (…), de 500 páginas].

Ela constitui o complemento de O livro dos Espíritos e encerra a parte experimental do Espiritismo, assim como este último encerra a parte filosófica.

Nesse trabalho, fruto de longa experiência e de estudos laboriosos, procuramos esclarecer todas as questões que se ligam à prática das manifestações. De acordo com os Espíritos, contém a explicação teórica dos diversos fenômenos e das condições em que os mesmos se podem reproduzir. Mas a parte concernente ao desenvolvimento e ao exercício da mediunidade foi de nossa parte objeto de particular atenção.

O Espiritismo experimental é cercado de muito mais dificuldades do que geralmente se pensa; e os escolhos aí encontrados são numerosos. Eis o que ocasiona tantas decepções aos que dele se ocupam, sem experiência e conhecimentos necessários.

Os inconvenientes quase sempre se originam da leviandade com que é tratado problema tão sério. (…)

 (…) O campo é muito vasto, e o objetivo muito importante para prender toda a nossa atenção. Até hoje os nossos esforços tenderam para fazer entrar o Espiritismo neste caminho sério. Se esta nova obra, tornando-o ainda melhor conhecido, puder contribuir para impedir o desvio de seu fim providencial, seremos largamente recompensados de nossos cuidados e de nossas vigílias.

Enrique Eliseo Baldovino debruçou-se sobre essa primeira edição, que teve em mãos, publicando no Jornal Mundo Espírita, em janeiro de 2013, (http://www.mundoespirita.com.br/?materia=a-1a-edicao-historica-e-rara-de-le-livre-des-mediums) interessante artigo, enfeixado depois em seu livro Pérolas de um legado, editado pela Federação Espírita do Paraná – FEP. (livrariamundoespirita.com.br)

O raro exemplar francês se encontra disponível na Biblioteca Espírita Virtual de Obras raras da FEP, podendo, de forma gratuita, ser lido, feito download, para o devido estudo e comparação com a segunda e definitiva versão, traduzida para o nosso idioma.

(http://www.bibliotecaespirita.com.br/obras/detalhamento/?material=482)

Interessante se observar que nessa primeira edição, Allan Kardec dedica noventa páginas ao Vocabulário Espírita, com nada menos de duzentos vocábulos com suas definições.

Na edição traduzida ao nosso idioma, e que surgiu em novembro, do mesmo ano, esse Vocabulário mudou de lugar para o último capítulo, com somente três páginas e vinte e cinco definições.

Para descobrir outras interessantes modificações e curiosidades da primeira para a segunda edição recomendamos a leitura do artigo de Baldovino, supra citado.

160 anos de publicação. A FEP o enfoca na 23ª edição da sua Conferência Estadual Espírita, em março próximo. No entanto, convenhamos, nossa melhor e mais ampla homenagem: estudar a obra, seguir-lhe as orientações.

Assine a versão impressa
Leia também