Jornal Mundo Espírita

Maio de 2019 Número 1618 Ano 87

Jornal Mundo Espírita digital

maio/2017

A primeira edição do Jornal data de 4 de abril de 1932. Até o ano de 1948, foi dirigido por Henrique Andrade, passando, então, à direção de Lins de Vasconcellos, que escreveu: O seu papel será o de unir os homens, pelo amor, para ajudar a realização da obra da paz espiritual, que possibilite a propaganda da verdade por todos os quadrantes do país. (4.4.1948 – edição no 740)

Em 1951, passou a ter periodicidade mensal e mudou o subtítulo para Órgão noticioso e doutrinário. Em 1952, com a desencarnação de Lins, a direção passou para as mãos de Carlos Imbassahy por apenas uma edição (19.4.1952 – edição no 824).

A 21 de março de 1953, saiu, já em Curitiba, o primeiro número da fase paranaense, sob a direção de Lauro Schleder, então Presidente do Conselho Deliberativo da Federação Espírita do Paraná – FEP. O acervo do Mundo Espírita foi todo transferido para Curitiba a pedido de João Ghignone, Presidente da FEP, ao lado de Abibe Isfer e Genaro de Menezes Povoa.

De 1953 até 1971, Lauro Schleder e Francisco Raitani revezaram-se na direção do Jornal. Após quarenta anos de existência, em abril de 1972, Mundo Espírita passou pela sua primeira reforma gráfica, tendo Victor Ribas Carneiro como Diretor.

A logomarca foi alterada, com imagem de Allan Kardec, a diagramação foi modernizada, com a utilização de mais fotos e a redução para cinco colunas de texto. A mudança mais profunda foi que o jornal passou a ter doze páginas, ao invés de quatro.

Na sequência, sob a direção de Célio Trujillo Costa ocorreram novas mudanças visuais na diagramação. A primeira página assumiu a função de capa, com manchete e chamadas que remetem ao interior do jornal (espécie de índice ).

Em agosto de 1992 a logo foi modificada, modernizada e, novamente, em 2005, por ocasião do aniversário do jornal, em fevereiro de 2008, ganhando a versão atual em janeiro de 2009.

Em dezembro de 2002, ganhou sua primeira capa colorida e, a partir de fevereiro de 2008, a edição passou a ser toda colorida.

Em fevereiro de 2012, modificou seu tamanho para se adaptar aos novos tempos e ganhou vinte páginas mensais que, desde meados de 2010 oscilavam entre quatorze e vinte e quatro páginas.

Mundo Espírita alcançou oitenta e cinco anos, sob critérios kardequianos, objetivando sempre o leitor, dando-lhe oportunidade de se inteirar dos acontecimentos do Movimento Espírita Nacional e Internacional, de assuntos doutrinários, examinar temas da atualidade à luz do Espiritismo, entrevistas, reportagens, biografias, etc.

No dia 31 de março, ganhou a sua versão digital, que pode ser encontrada no http://www.feparana.com.br/jornal/home/

Revelando-se ainda e sempre o veículo de interesse dos leitores, assinalamos que, entre os dias 6 e 12 de abril, tivemos mil e noventa visitantes no site, todas tendo tomado ciência da nova versão.

Cara nova, carinho de sempre!

Assine a versão impressa
Leia também