Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2020 Número 1634 Ano 88

Jesus, o Mestre

setembro/2020

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu sou.
João, 13:13

A vida tem nuance que só com observação muito detida para ver com clareza.

Muitos homens encarnaram para fazer muitos trabalhos dos Céus na Terra, com muitas chances de vitória.

Muitos filhos de Deus renasceram para serem mártires no mundo, muitos têm estofo para aguentar o mundo com as suas manias de perseguir. Por exemplo, Gandhi – Mohandas K. Gandhi – o Mahatma.  Viveu para fazer que os irmãos da Índia vivessem a glória fraternal. Morreu entre a Índia hindu e o Paquistão muçulmano. Mártir da fraternidade…

Padre Maximiliano Maria Kolbe foi preso num campo de concentração na Polônia, num búnquer, até ao fim da vida do corpo.  Ele queria trocar a sua vida pela dum civil que tinha mulher e filhos, por isso, condoído com a situação, falou ao chefe do pelotão… O chefe assentiu.

Foi o mártir de Auschwitz…

A cientista Madame Curie – Marie Sklodowska – nascida na Polônia e tendo mudado para a França, montou um pequeno laboratório para suas pesquisas.  Marie, muito afervoradamente, foi descobrindo o mundo do urânio – pechblenda – (óxido de urânio).

Madame Curie caiu doente. Longas hospitalizações…

O câncer…

Mártir da Ciência…

São mártires no mundo que muita gente não sabe aquilatar.

Esses mártires tiveram um pacto, firmado com o Mundo Espiritual Superior, para que suas vidas valiosas mexessem com os valores da Humanidade, desde que eles tinham débitos com as sociedades terrestres…

Jesus é o Grande Estandarte de Deus na Nave Terra.  Ele tem muito condoimento do rebanho e muita paciência com ele.  Jesus quer que todos aprendam a servir ao invés de ser orgulhosos… que aprendam a serem afáveis ao invés de fazerem intrigas contra o próximo.

Muitos homens encarnaram para fazer o trabalho de Deus, na Terra, com as Ciências, para ajudar a Humanidade a viver neste mundo.

Muitos cientistas colaboraram com o mundo e que as sociedades não conheceram.  Eles renasceram para fazer luz nas trevas da ignorância humana, como por exemplo:

O francês Foucault construiu o telescópio com espelho coberto de prata…

O sueco Nobel inventa a dinamite…

Broca localiza vários centros cerebrais…

Flourens mostra o papel do cerebelo no equilíbrio e na coordenação dos movimentos…

O alemão von Siemens estabelece a teoria dos condensadores…

Brown-Séquard estudou a fisiologia da medula espinhal…

Pasteur descobriu os micróbios…

O alemão Kekulé estabelece a quadrivalência do carbono…

Emil Kraepelin classificou as doenças mentais.  Estudou a psicose maníaco-depressiva e a demência precoce…

Richard von Krafft-Ebing estudou o sadismo, o masoquismo, o fetichismo e outras perversões sexuais…

Dmitri Mendeleiev, químico russo, foi autor da classificação periódica dos elementos químicos conforme seus pesos específicos…

Johann Mendel, botânico austríaco, realizou experiências sobre hereditariedade nos vegetais…

São bandeirantes das ciências que muita gente não conhece.

Esses bandeirantes tiveram um contrato firmado com a Espiritualidade Maior, da Terra, para pôr seus cérebros valorosos a serviço da Humanidade, desde que eles tinham dívidas com as sociedades terrestres…

Jesus é o Grande Governador da Nau Terra.  Ele tem muita comiseração do rebanho e muita doçura com ele. Por isso, quer que todos aprendam a servir ao invés de fazer guerras… que aprendam a amar ao invés de fazer sofrer ao próximo.

Jesus é o nosso Mestre no Mundo, à luz das questões espirituais.  Mestre não é bem aquele que detém conhecimento superlativo acerca de algum assunto da Terra.  Não é bem aquele que domina vastas tecnologias, liderando muitos grupos de indivíduos. Não é bem aquele que se exprime por meio de diversos idiomas, contatando e entendendo incontáveis povos humanos.

Nessa situação, não é bem aquele que detém largo poder de persuasão, capaz de induzir grupos enormes de pessoas a seguir suas ideias. Não é bem aquele que dirige importantes empresas, tendo suas ideias como roteiro para vários países do mundo.  Não é bem aquele que inventa máquinas e utensílios que facilitem a vida das sociedades.  Não é bem aquele que se mostra detentor de grande sagacidade, silenciando todo e qualquer opositor com sua argumentação, quase sempre sofista, dando a falsa ideia de triunfo.

Para alcançar essa notável condição de ser Mestre, tornam-se indispensáveis características mais especiais no campo das conquistas gerais.

Para ser Mestre, como Jesus, a alma deve compreender as outras almas.

Uma capacidade de sensibilizar-se com as outras irmãs, com a alegria ou com a dor alheias.

Para ser Mestre, é necessário haver conquistado a habilidade de auto-oferecimento, de autodoação, não se sentindo enfarado com as limitações e incapacidades dos irmãos do caminho.

Para ser Mestre exige, ainda, a taxa de humildade, que não se subverta em pieguice, que não se transforme em tolice, mas que permita a expressão de simplicidade, lúcida e consciente.

Para ser Mestre é preciso saber dizer sim e dizer não, sempre que o momento exija definições do caráter.  É por isso que a condição de Mestre se faz tão exigente, que Jesus afirma-se Mestre, aliás, o Mestre, uma vez que, consoante a palavra do Mundo Superior, Ele detém em si a condição mais alta, a fim de ser o Modelo e Guia para todos nós.

A vida têm nuances para cada filho de Deus.

Muitos líderes políticos que foram mártires no orbe, tiveram êxito com as suas vidas, com os seus valores…  Não obstante, muitos, não… Muitos tornaram-se trápolas.  Fizeram da mentira o seu mantra, fizeram-se mãozudos e fizeram do crime um estado natural.

Muitos religiosos, que foram mártires no mundo, triunfaram com as suas vidas, com os seus valores…  Todavia, muitos, não…  Muitos descaíram pela vala da vaidade, pelo labirinto do orgulho e pelo esgoto do crime…

Muitos cientistas, que foram mártires na Terra, vitoriaram com suas vidas, com os seus valores… Porém, muitos, não…  Muitos fraquejaram com o álcool, com as drogas e com o crime…

Só Jesus, nosso Mestre, para dar o tento para a vida.

Todos precisam de Jesus, para que nossos dias sejam um cântico de louvor a Ele.

Só Jesus, com o coração divino, para nos livrar de nós mesmos.

Muito obrigado, Senhor Jesus!

Camilo
Psicografia de Raul Teixeira, em 30.4.2020, em Niterói/RJ.
 Prefácio do livro Vida e Valores, v. 3, editado pela Federação Espírita
do Paraná, em homenagem aos 40 anos da Sociedade Espírita Fraternidade,
de Niterói/RJ.

Assine a versão impressa
Leia também