Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Jesus: Lema e Leme – Parte II

fevereiro/2016

Com que contas para levar avante essa difícil empresa? Quais são os teus seguidores e companheiros?

Meus companheiros hão de chegar de todos os lugares – respondeu o Mestre com humildade. 1

A resposta do Cristo à observação irônica do sacerdote Hanã, nos primeiros dias do ano 30, ecoou, como convite à fundação do Reino de Deus, que é obra divina no coração dos homens, nos últimos dias do ano 2015, aos participantes do 10º Encontro Estadual de Coordenadores de Juventude.

Na manhã de sábado, 14 de novembro, recordando o encontro de Jesus com os discípulos, conforme relato da obra Boa Nova, Miriam Dusi, Coordenadora Nacional da Área de Infância e Juventude da Federação Espírita Brasileira – FEB conduziu a reflexão sobre o compromisso de cada coordenador, na Evangelização Espírita.

Tendo como referências principais os textos evangélicos e a obra do médium Francisco Cândido Xavier, Miriam reforçou alguns ensinamentos e exemplos de Jesus, como: amor, fé, benevolência, resignação, perdão, humildade. Também orientações indispensáveis da Doutrina Espírita que é a expressão mais pura da Lei do Senhor, daquele que é o mais perfeito modelo oferecido por Deus ao homem2, o Caminho, a Verdade e a Vida.

Encerrando a manhã e adentrando a tarde, Gabriel Salum, Vice-Presidente Administrativo da Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS, buscou sensibilizar os participantes para o exercício da liderança necessária no trabalho de Coordenação da Juventude Espírita. Apresentou a liderança como a habilidade de influenciar pessoas a viverem e trabalharem entusiasticamente, visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter e do amor, onde o maior dos desafios ao líder está no âmbito da atitude, da conduta, razão pela qual é preciso coragem e vontade de liderar. Líderes que têm como referência a liderança servidora de Jesus moldam a força de seu caráter através de princípios do homem de bem: gentileza, humildade, paciência, perdão, altruísmo, compromisso, respeito e honestidade.

Ao chegar o crepúsculo, nas terras das araucárias, os participantes se organizaram em caravana animada rumo ao Teatro da FEP para prestigiar o recital Lá, Nossa Casa, do Setor de Artes da FEP, espetáculo que teve a renda revertida para a XVIII Conferência Estadual Espírita. Enlevados pelos nobres momentos da noite, retornaram ao Recanto para o merecido descanso.

A manhã de domingo se fez agradável, com uma prazerosa caminhada ecológica entre as araucárias e, depois, com a voz suave e alegre de Cristina Prevedel, ecoando no auditório, proporcionando a todos agradáveis momentos musicais.

Retomando a palavra, Miriam Dusi apresentou o documento Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Juventude: Subsídios e Diretrizes, elaborado pelo DIJ da FEB, construído coletivamente, com a efetiva colaboração da Área de Juventude das Entidades Federativas Estaduais, importante instrumento para o fortalecimento das ações do Movimento Espírita junto ao jovem, visando auxiliar os coordenadores, no desempenho de suas atividades.

Finalizado em 2015, apresenta princípios norteadores para o alcance dos objetivos da tarefa, contemplando concepções, eixos estruturantes, qualidades e espaços de ação com o jovem, pode ser obtido por download no site da FEB.3

Encaminhando o encerramento das atividades, Miriam realizou uma atividade, propondo um exercício individual de silêncio exterior e escuta interior, refletindo sobre o significado do tema do Encontro: Jesus: Lema e Leme.

Finalizando, Gabriel propôs a reflexão sobre a missão espiritual do Brasil, e de cada um, usando como referência a obra Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho.

Com as palavras da Diretora do DIJ/FEP, Tatyanna Braga de Moraes, encerrou-se mais um enriquecedor Encontro Estadual de Coordenadores de Juventude, no qual foi possível aos participantes refazer as disposições espirituais, e assim, prosseguir na jornada, vivendo sob o lema de Jesus, com a certeza de que Ele está no leme.4

 

1 XAVIER, Francisco Cândido. Primeiras pregações. In: ___. Boa Nova. Pelo Espírito Humberto de Campos. 31. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2003. cap. 3.

2 KARDEC, Allan. O Livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 14. ed. de bolso. Rio de Janeiro: FEB, 2011. Questão 625.

3 http://www.dij.febnet.org.br/jovem/dicas-jovem/downloads/orientacao-a-acao-evangelizadora-espirita-da-juventude/

4 BONNA, Miltes Carvalho. Lindas Mensagens de Meimei. Pelo Espírito Meimei. São Paulo: Petit, 2015.  cap. 24.

Assine a versão impressa
Leia também