Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2018 Número 1609 Ano 86

Jesus: lema e leme

janeiro/2016

Ele é a luz, qual farol bendito, que ilumina o barquinho da vida, e, por mais que as tormentas do mar revolto das experiências nos atinjam, Seus ensinamentos mostrarão o porto seguro da paz. (…) Jesus é o lema do bem viver e o leme seguro que sustenta o barquinho da reencarnação.1

Sob a inspiração da mensagem do Espírito Meimei, o Departamento de Orientação à Infância e Juventude da Federação Espírita do Paraná – DIJ/FEP realizaram o 10º Encontro Estadual de Coordenadores de Juventude.

Reunidos no Recanto Lins de Vasconcellos, em clima de confraternização e harmonia, nos dias 14 e 15 de novembro, os cento e dezenove participantes refletiram sobre o tema Jesus: Lema e Leme.

Além dos noventa e dois coordenadores de juventudes espíritas, representando dezessete Uniões Regionais Espíritas – UREs do Paraná, estiveram presentes quatro representantes sul-rio-grandenses, que aceitaram o convite da FEP, enriquecendo a troca de experiências e fortalecendo a unificação do Movimento Espírita da Comissão Regional Sul.

A coordenação doutrinária foi segura e carinhosamente conduzida por Gabriel Salum, Vice-Presidente Administrativo da Federação Espírita do Rio Grando do Sul – FERGS e Miriam Dusi, Coordenadora Nacional da Área de Infância e Juventude da Federação Espírita Brasileira – FEB que, com o apoio de vinte trabalhadores do DIJ-FEP, alcançaram os objetivos estabelecidos para o Encontro.

A Diretoria Executiva da FEP se fez presente, na abertura, nas pessoas de Luiz  Henrique da Silva e Adriano Lino Greca.

Tendo como roteiro seguro o Evangelho de Jesus, qual carta náutica clara e precisa, e a Doutrina Espírita como bússola orientadora, os marinheiros participantes remaram juntos e buscaram, nesses dois dias, readquirir bom ânimo, paciência, resignação e forças para vencer as dificuldades. Assim, torna-se possível o refazimento após os grandes embates, como também, prosseguir na jornada. (…) Se, com humildade, vivenciarem o verdadeiro amor, estarão vivendo sob o lema de Jesus, o Divino Protetor, com a certeza de que Ele está no leme. 1

1 BONNA, Miltes Carvalho. Lindas Mensagens de Meimei. Pelo Espírito Meimei. São Paulo: Petit, 2015.  cap. 24.

 

 

Depoimentos:

Estou me sentindo mais fortalecida depois deste encontro. Priscila, 20ª URE – Metropolitana Oeste – Curitiba.

É a segunda vez que participo e é a segunda vez que encontro pessoas envolvidas na mesma causa, e isto é muito interessante.” Ivan, 13ª URE  – Foz do Iguaçu.

Este evento foi um convite da FEP para a FERGS, e está sendo muito importante estar aqui, vendo a experiência de vocês, compartilhando o aprendizado com os coordenadores de juventude. Uma rica troca de conhecimentos, também de afetividade. Tais – Caxias do Sul.

Assine a versão impressa
Leia também