Jornal Mundo Espírita

Dezembro de 2017 Número 1601 Ano 85
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Inter-Regional Oeste

novembro/2017

Dez homens unidos por um pensamento comum são mais fortes do que cem que não se entendem.

Estas foram as palavras iniciais de Adriano Lino Greca, presidente da Federação Espírita do Paraná – FEP, lembrando o Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, convocando à união.

No sábado, 30 de setembro, a reunião com as lideranças espíritas das três Uniões Regionais Espíritas – UREs, que compõem essa Inter-Regional, foi antecedida pelas reuniões setoriais das equipes da FEP com os coordenadores das UREs, trabalho implantado no ano em curso, revelando-se assaz proveitoso para a troca de informações, experiências e apoio mútuo.

Vinte e sete Centros Espíritas se fizeram presentes, através de seu presidente ou vice, vindos de doze cidades: Cafelândia, Cascavel, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Palotina, Realeza, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, São Miguel do Iguaçu e Toledo.

E se tantos nos movimentamos, para esse encontro de corações, no qual confraternizamos e nos fortalecemos para a continuidade dos labores que nos competem, ficamos a imaginar quantos Espíritos igualmente para ali se dirigiram, insuflando-nos bom ânimo, inspirando sugestões, aclarando ideias.

As questões giraram em torno da qualidade dos livros espíritas, ofertados nas bibliotecas e livrarias dos Centros Espíritas. Adriano frisou da responsabilidade da divulgação das obras, que devem primar pela excelência e fidelidade à Doutrina Espírita.

Igualmente destacou o cuidado que devemos ter, lembrando que as distribuidoras leigas não têm compromisso doutrinário e menos ainda com o Movimento Espírita. Assim, salientou da importância em se adquirir as obras da Livraria Mundo Espírita, cujos recursos são aplicados no Movimento Espírita, através das tantas atividades oferecidas pela FEP, desde palestras, seminários, cursos, encontros e a Conferência Estadual Espírita, realizada anualmente, alcançando as várias regiões do Estado e culminando com as conferências, durante três dias, no Expotrade, em Pinhais.

Outro item de importância, nessa noite, foi a apresentação do Curso de Qualificação do Trabalhador Espírita, cuja segunda edição tem datas específicas para reiniciar em 2018.

No domingo, 1º de outubro, para a abertura da reunião da Inter-Regional Oeste, compuseram a mesa: Adriano Lino Greca, presidente da FEP; Danilo Arruda da Luz, 1º vice-presidente; Laudelino Risso, presidente da URE anfitriã, Cascavel; Ricardo Antonio Xavier Segundo, presidente da 13ª URE, Foz do Iguaçu e José Marcelo Rocha Aranha, da 17ª URE, Palotina.

Foi a Sociedade Espírita Amor e Caridade que abriu as suas dependências para a realização do evento, distribuindo-se os duzentos e setenta trabalhadores inscritos, após a fala inicial de Adriano, pelas tantas salas, adrede preparadas, conforme os setores: Administrativo/Institucional (Adriano Lino Greca), Assistência e Promoção Social Espírita (Miriam Feuerharmel), Atendimento Espiritual no Centro Espírita (Maria Rabel), Comunicação Social Espírita (Mary Ishiyama), Estudo da Doutrina Espírita (Cláudia Rojas), Infância e Juventude (Elizabeth Martin Bianco Machado, Tatyanna Braga de Moraes e Elisângela Dias de Toledo), Mediunidade (Danilo Arruda da Luz/Juliana Col), Unificação/Expansão do Movimento Espírita (Lannes Boljevac Csucsuly/ Marco Antonio Negrão/Sóstenes Carvalho Cornélio).

Assine a versão impressa
Leia também