Jornal Mundo Espírita

Abril de 2020 Número 1629 Ano 88

Inter-Regional Oeste

novembro/2016

Os dias 17 e 18 de setembro encontraram a Diretoria Executiva da FEP, diretores e coordenadores de setores em plena atividade na cidade de Toledo, a 540 km da capital, para a realização da Inter-Regional Oeste, tendo como anfitriã a 17ª União Regional Espírita, com sede em Palotina.

José Marcelo Rocha Aranha liderou a equipe, em nome da Inter-Regional, tudo organizando, descendo a detalhes, que garantiram a realização do evento, com absoluta tranquilidade.

No sábado, 17, em auditório do Hotel Olinda, aconteceu a reunião com presidentes das UREs e dos Centros Espíritas. Vinte e quatro foram os centros espíritas representados, das cidades de Cascavel, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Palotina, Realeza, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, São Miguel do Iguaçu e Toledo.

As questões levantadas, discutidas e elucidadas giraram em torno do Estatuto da Casa Espírita (denominação correta, objetivos, tipos de sócios);  formas de angariar recursos; Diretrizes ao Sistema Federativo Estadual; assistência e promoção social espírita X assistencialismo; estudo da Doutrina Espírita; a divulgação das obras espíritas.

O diálogo franco e aberto propiciou que companheiros de Casas Espíritas pudessem apresentar ideias e suas próprias experiências ante certos questionamentos formulados, enriquecendo a oportunidade.

No domingo, as caravanas das várias cidades começaram a chegar cedo, sendo recepcionadas, nas dependências da PUC/PR – Campus Toledo, com substancioso café da manhã.

As camisetas, com o slogan da Inter-Regional, Unidos para construir o futuro, fizeram sucesso e logo muitos eram os participantes que as portavam.

A Livraria Mundo Espírita, com Marize Capella da Silva e Sandra Mara Negrão, ofertou as edições FEP e variados títulos espíritas da Codificação, os clássicos, os mediúnicos  de Divaldo Pereira Franco, Raul Teixeira, Yvonne do Amaral Pereira, Zilda Gama e de orientação específica às áreas.

Na abertura, compuseram a mesa Adorinan Balbino Siqueira, da 17ª URE (Palotina); Lincoln Barros de Sousa, da 13ª (Foz do Iguaçu); Laudelino Risso, presidente da 10ª (Cascavel), eleito a 3 de setembro; Adriano Lino Greca, presidente da FEP, e os vices, Danilo Arruda da Luz e Luiz Henrique da Silva. Também o secretário da Inter-Regional, Ricardo Antônio Xavier Segundo, de Foz do Iguaçu.

Após alocução do Presidente e o lançamento do livro Vida e Valores, da FEP, realizado por Maria Helena Marcon, os inscritos, que lotavam o confortável auditório, se dividiram nas diversas áreas, para as atividades específicas: Administrativo/Institucional, com Adriano Lino Greca e Luiz Henrique da Silva; Atendimento Espiritual no Centro Espírita – AECE, com Maria Rabel; Assistência e Promoção Social Espírita – APSE, com Miriam Feuerharmel Silva; Comunicação Social Espírita – CSE, com Maria Helena Marcon; Estudo da Doutrina Espírita – EDE, com Cláudia Rojas e Karina Greca; Infância e Juventude – DIJ, com Elizabeth Martin Bianco Machado e Elisângela Dias de Toledo; Mediunidade, com Danilo Arruda da Luz e Juliana Sípoli Col; Unificação/Expansão do Movimento Espírita, com Lannes Boljevac Csucsuly, Marco Antonio Negrão e Sóstenes Carvalho Cornélio.

Cada Inter-Regional tem suas nuances. Nessa, os participantes do AECE foram surpreendidos com pequenos quadros pintados à mão, que reproduziam detalhes do Recanto Lins de Vasconcellos, captados fotograficamente pela própria autora, companheira espírita de Palotina, em oportunidade de treinamento em Balsa Nova.

O encerramento, próximo das 13h. foi pleno de abraços, despedidas, até breves, retornando carros, ônibus e vans, em direções diferentes, levando de retorno aos lares os trabalhadores da seara espírita, de espírito renovado e cheios de novidades para dividirem com os companheiros, em suas localidades, que não puderam se fazer presentes.

Assine a versão impressa
Leia também