Jornal Mundo Espírita

Junho de 2019 Número 1619 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Inter-Regional Oeste

setembro/2014 - Por Edizio Alencar Farias

Realizada no dia 3 de agosto, na cidade de Cascavel, a 15ª edição da Inter-Regional Oeste, na qual a equipe da FEP se reuniu a tantos outros companheiros, que se deslocaram de suas cidades para a realização da importante tarefa de unir pensamentos e dividir experiências, acerca da Doutrina e do Movimento Espírita Estadual.

No sábado, 2 de agosto, nas dependências do Hotel Deville Express, às margens da BR 277, a equipe FEP promoveu reunião com presidentes e representantes das Casas Espíritas que compõem a Região Oeste, também os presidentes das Uniões Regionais Claudemir Desto (10ª Cascavel), Júlio Cesar de Andrade (13ª Foz do Iguaçu) e Adorinan Balbino Siqueira (17ª Palotina) e o secretário da Inter-Regional, Lincoln Barros de Sousa.

Vinte e duas instituições espíritas de dez cidades compareceram: Grupo Espírita Jesus, Modelo e Guia, de Cafelândia;

Sociedades Espíritas A caminho da Luz; Amor e Caridade; O Semeador; Paz, Amor e Luz; Casa de Francisco de Assis, Grupos Espíritas Luz do Evangelho; Irmãos de Boa Vontade, Centros Espíritas Nosso Lar; Luz e Esperança, de Cascavel;

Centros Espíritas Casa do Caminho; Francisco de Assis; Os mensageiros e Servidores do Bem, de Foz;

Sociedade Espírita Allan Kardec, de Marechal Cândido Rondon;

Centro Espírita Amor e Perseverança, de Medianeira;

Casa Espírita Lar de Jesus, de Palotina;

Centro Espírita Caminhos da Evolução, de Quedas do Iguaçu;

Fraternidade Espírita Chico Xavier, de Realeza;

Sociedade Espírita O Consolador, de Santa Tereza do Oeste;

Sociedades Espíritas Casa do Caminho e  O Consolador, de Toledo.

Após a fala inicial do presidente da FEP, Luiz Henrique da Silva, foi apresentado pelo 1º vice-presidente, Adriano Lino Greca, o Planejamento Estratégico da FEP (2014-2023)  e reforçado o convite para que todos nos unamos no mesmo ideal e comprometimento com a Doutrina, direcionando os esforços para as necessidades dos novos tempos.

Foi apresentado, ainda, um vídeo divulgação do grande evento que será realizado em Foz do Iguaçu, no dia 20 de setembro – o 1º Movimento Você e a Paz, com Divaldo Pereira Franco, e estendido o convite a todas as casas presentes no sentido de organizarem caravanas e grupos para que prestigiem e enalteçam ainda mais o Movimento, que contará com a presença de Divaldo Pereira Franco, na região da Tríplice Fronteira.

Na bela manhã de domingo, a Sociedade Espírita Amor e Caridade – SEAC foi a anfitriã e recebeu os trezentos e trinta companheiros de trinta e sete casas espíritas para a reunião da Inter-Regional Oeste, com o tema central  O Movimento Espírita ante a Nova Era.

Os participantes, após as boas vindas do presidente da URE anfitriã, Claudemir Desto e palavras iniciais de Luiz Henrique, se dividiram por áreas de interesse, nas várias salas disponibilizadas:

Administrativa/ Institucional: Luiz Henrique da Silva, Adriano Lino Greca e Reginaldo Araújo;

Estudo da Doutrina Espírita: Karina Greca e Cláudia Camacho Rojas;
Mediunidade: Danilo Arruda da Luz e Cesar Luiz Kloss;

Atendimento Espiritual na Casa Espírita: Maria Leonides Mees Rabel, Evandro Rabel e João Edson Alves;

Orientação ao Serviço Social Espírita: Shou Wen Allegretti;

Orientação à Infância e  Juventude: Tatyanna Braga de Moraes, Elisângela Dias de Toledo, Ricardo  Xavier Segundo e Maria Aparecida dos Santos;

Unificação/Expansão do Movimento Espírita: Sóstenes Carvalho Cornélio     e Marco Antonio Negrão;

Comunicação Social Espírita: Maria Helena Marcon e Mary Ishiyama.

Colaborando na Campanha Pró-Assinaturas do Jornal Mundo Espírita, trabalharam Marize Capella Silva, Sandra Mara Negrão e Vânia Luz.

No encerramento das atividades, após as considerações finais foi apresentado o vídeo Melhores Momentos da XVI Conferência Estadual Espírita,  com convite para a participação em 2015, de 13 a 15 de março, no Expotrade, em Pinhais, da XVII Conferência Estadual Espírita, com os oradores já confirmados Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, Haroldo Dutra Dias e Sandra Borba Pereira.

Da relevância das reuniões Inter-Regionais falam as avaliações, realizadas com todos os participantes. Igualmente algumas manifestações recebidas por e-mail, posteriormente.

Destacamos, nesta oportunidade, a do presidente da 13ª URE, Júlio César Andrade que assim se manifestou:

Vivenciamos momentos especiais neste final de semana, em que tivemos a oportunidade de abraçar, confraternizar, aprender e trocar valiosas experiências com os valorosos colaboradores da FEP.

Agradecemos aos amigos que estiveram à frente da organização desse evento e pela generosa acolhida da 10ª URE.

Lembramos, neste momento, que nada obstante os exaustivos trabalhos na codificação da Doutrina Espírita, Allan Kardec, aproveitando-se das férias na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, visitava os companheiros do movimento espírita nascente, no interior da França e Bélgica. Segundo suas próprias palavras:

“(…)nossa viagem tinha um duplo objetivo: dar instruções onde estas fossem necessárias e, ao mesmo tempo, nos instruirmos. (…) Estávamos desejosos, sobretudo, de apertar as mãos de nossos irmãos espíritas e de lhes exprimir pessoalmente a nosso mui sincera e viva simpatia, retribuindo as tocantes provas de amizade que nos dão em suas cartas; (…) de dar (…), e em nosso próprio nome, em particular, um testemunho especial de gratidão e de admiração a esses pioneiros da obra que, por sua iniciativa, seu zelo desinteressado e seu devotamento, constituem os seus primeiros e mais firmes sustentáculos, marchando sempre para frente, sem se inquietarem com as pedras que lhes atiram e pondo o interesse da causa acima do interesse pessoal.(…)” (Viagem Espírita em 1862, ed. FEB, Impressões Gerais) grifos nossos.
Que o Mestre Jesus nos envolva em Sua Paz.

Fotos: Sumaya Klaime Risso

Assine a versão impressa
Leia também