Jornal Mundo Espírita

Novembro de 2021 Número 1648 Ano 89

Inter-Regional Oeste

julho/2021

Nos dias 15 e 16 de maio de 2021, virtualmente, devido à pandemia da Covid-19, a Federação Espírita do Paraná – FEP realizou a Inter-Regional, com a temática: Unidos para Construir o Futuro – Homenagem aos 190 anos de nascimento de Bezerra de Menezes.

Na noite de sábado, 15, o encontro foi dedicado às lideranças espíritas das três Uniões Regionais Espíritas – UREs, com a diretoria executiva da FEP: Luiz Henrique da Silva, Nélio Mauro Aguirre de Castro e Adriano Lino Greca; presidentes das UREs: Gisele Carozza de Souza Risso – 10ª, Mary Ângela Matté Dutra da Silva – 13ª, Márcia Santos de Menezes – 17ª; Paulo Roberto Bortolozzo, secretário da Inter; presidentes, vices e representantes de cerca de trinta Casas Espíritas.

A FEP apresentou vídeo com informações históricas sobre o extraordinário vulto Bezerra de Menezes. A gravação foi realizada pelo historiador, pesquisador, presidente da Federação Espírita do Ceará e orador espírita, Luciano Klein Filho. Também um vídeo produzido pelo canaFEP, em homenagem à Suely Caldas Schubert, em gratidão por tudo que significou para o Movimento Espírita.

Luiz Henrique destacou que, ante a temática proposta, todos os departamentos trabalharão, em suas abordagens, a necessidade da união, a fim de fortalecermos nosso Movimento Espírita.

A convite da presidência, pela área da Comunicação Social Espírita – CSE/FEP, Mary Ishiyama discorreu a respeito do canalFEP, suas particularidades e importância para a divulgação do Espiritismo, sobretudo nestes momentos da pandemia.

Outros destaques foram os investimentos da FEP em plataformas digitais, o site da Livraria Mundo Espírita, o Jornal Mundo Espírita on-line e o lançamento do Programa Momento Espírita, nas redes sociais Facebook e Instagram, no início de maio, objetivando alcançar novos corações.

Assunto que gerou debate e reflexões foi o atual formato da Inter-Regional: está atingindo seus objetivos? Precisamos melhorar? O que melhorar?  O que modificar? – Definições que deverão ser analisadas pelo Conselho Federativo Estadual – CFE, para o próximo ciclo.

No domingo, 16, os participantes se dividiram pelas áreas, conforme seu interesse ou atividade que exercem no Centro Espírita:

Administrativa/Institucional – Luiz Henrique da Silva, Nélio Aguirre de Castro  e Adriano Lino Greca

Assistência e Promoção Social Espírita – APSE: Miriam Feuerharmel

Atendimento Espiritual – AAE: Maria Leonides Mess Rabel

Comunicação Social Espírita – CSE: Maria Helena Marcon

Estudo do Espiritismo – AEE: Claudia Cecilia Camacho Rojas

Família – AFA: Marli Vaz Bratfish

Infância e Juventude – DIJ: Elizabeth Martin Bianco Machado

Mediunidade – Danilo Arruda da Luz

Unificação e Expansão do Movimento Espírita – DUEME: Sóstenes Carvalho Cornélio, Lannes Boljevac Csucsuly e Marco Antonio Negrão.

 

Comunicação Social Espírita

Maria Helena Marcon liderou a equipe: Mary Ishiyama, Jackson Adriano Ferreira, Ewandson e Amanda Ferreira e Vanessa Kosop.

Foi trabalhada a nova versão do documento Orientação ao Centro Espírita, aprovado pelo Conselho Federativo Nacional, em novembro de 2020, sobretudo nos itens que se referem à Área.

Mary Ishiyama voltou a destacar questões bem específicas sobre o canalFEP, ressaltando a necessidade de interação, se inscrevendo, comentando, curtindo e compartilhando conteúdos.

As delicadas implicações de direitos autorais, apresentação do Projeto Legendar para Semear do programa Vida e Valores, disponibilizado nos idiomas português, inglês e espanhol, Momento Espírita Filmes com legendas em cinco idiomas foram outros itens abordados.

Edizio Alencar Farias

Unificação e Expansão do Movimento Espírita

 Não se importando com o baixo número de participantes, nessa área, os companheiros trabalharam intensamente as informações acerca de Bezerra de Menezes, o homenageado, reprisando o vídeo de Luciano Klein Filho.

Muitos dos fatos relatados pelo historiador eram desconhecidos, o que suscitou comentários e aplausos pela iniciativa dessa apresentação.

 Na sequência, foi colocado em pauta o Pacto Áureo – seus objetivos e consequências junto ao Movimento Espírita Nacional. Também sobre a Caravana da Fraternidade e a sua importância para a conformação e o fortalecimento do Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira e da integração das Entidades Federativas Estaduais.

Foram revistos detalhes do Plano de Trabalho do Movimento Espírita Brasileiro – 2018/2022 e o Planejamento Estratégico da FEP – 2014/2023.

Também fornecidos detalhes a respeito do trabalho que está sendo desenvolvido pelo Departamento, que tem se reunido, quinzenalmente, com trabalhadores de todas as regiões do Estado, no estudo aprofundado dos documentos relativos à Unificação e Expansão, que tem trazido um vasto conhecimento para os participantes sobre o papel da Unificação e Expansão, no nosso Estado e a  dinamização no desenvolvimento das atividades, visando o esclarecimento dos dirigentes e trabalhadores dos Centros Espíritas sobre as suas responsabilidades.

Marco Antonio Negrão
Prints: Vanessa Kosop

Assine a versão impressa
Leia também