Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2020 Número 1633 Ano 88

Inter-Regional Oeste

Conhecer para aplicar

julho/2020

Meu Pai trabalha incessantemente e eu
trabalho também. – Jesus
João, 5:17

De forma inédita, a reunião ocorreu virtualmente. A Federação Espírita do Paraná – FEP adquiriu a ferramenta ZOOM, disponibilizando-a em salas para cada uma das áreas, a fim de que fosse possível, de maneira abrangente, alcançar os objetivos sempre estabelecidos.

As dúvidas eram muitas, pois foram levadas em conta eventuais dificuldades de alguns trabalhadores dos Centros Espíritas que, dependendo da localidade de suas residências, poderiam registrar inconvenientes em suas conexões.

As surpresas, no entanto, foram muitas e agradáveis.

Na reunião da noite, 23 de maio, especialmente dedicada aos dirigentes dos Centros Espíritas com a Diretoria Executiva da FEP (Luiz Henrique da Silva, Nélio Mauro Aguirre de Castro, Adriano Lino Greca) e presidentes das UREs (Laudelino Risso – 10ª, Ricardo Antônio Xavier Segundo – 13ª, José Marcelo Rocha Artanha – 17ª), foram registradas 48 representações de 25 Casas Espíritas.

 Assis Chateaubriand: Centro Espírita Allan Kardec

Cascavel: Grupo Espírita Irmãos de Boa Vontade

Sociedade Espírita A Caminho da Luz

Sociedade Espírita Amor e Caridade

Sociedade Espírita Joanna de Ângelis

Sociedade Espírita O Semeador

 Formosa do Oeste: Centro Espírita Bezerra de Menezes

Foz do Iguaçu: Centro Espírita André Luiz

Centro Espírita Casa do Caminho

Centro Espírita Francisco de Assis

Centro Espírita Os Mensageiros

Centro Espírita Paz, Amor e Caridade

Centro Espírita Servidores do Bem

Marechal Cândido Rondon: Sociedade Espírita Allan Kardec

Medianeira: Centro Espírita Amor e Perseverança

Palotina: Casa Espírita Lar de Jesus

Quedas do Iguaçu: Centro Espírita Caminhos da Evolução

Realeza: Centro Espírita Caminheiros do Bem

Fraternidade Espírita Chico Xavier

Santa Helena: Centro Espírita Joanna D’Arc

Santa Terezinha do Itaipu: Centro Espírita Allan Kardec

São Miguel do Iguaçu: Centro Espírita Lins de Vasconcellos

Toledo: Centro Espírita Nosso Lar

Centro Espírita Vivenda de Luz

Sociedade Espírita Casa do Caminho

As surpresas continuaram no domingo, 24, na reunião que envolve trabalhadores de todas as áreas. Naturalmente, num formato diverso do presencial, foram dedicadas três horas para as reuniões, que se realizaram, com pleno êxito.

Destacamos alguns exemplos. A Área da Família, implantada no ano em curso, inaugurou seu trabalho, com participantes das três UREs, apresentando e discutindo os itens: Importância, Estruturação, Diretrizes, Objetivos, Conceito, Finalidade e Abrangência da Área, com recomendações e sugestões de projetos e atividades.

O clima descrito pela coordenadora da FEP, Marli Bratfisch, foi de alegria e  entusiasmo, com ampla troca de ideias e sugestões.

Na Unificação e Expansão do Movimento Espírita – UNIEXPAN, inscreveram-se trabalhadores de oito Centros Espíritas e a temática girou em torno do Plano de Trabalho Para o Movimento Espírita Brasileiro – 2018 – 2022 e Diretrizes ao Movimento Espírita Estadual, documentos em foco no presente ciclo das Inter-Regionais, em todas as áreas. Os coordenadores Lannes Boljevac Csucsuly, Sóstenes Carvalho Cornélio e Marco Antônio Negrão se revezaram na coordenação.

Por sua vez, a Assistência e Promoção Social Espírita – APSE, segundo a coordenadora Miriam Feuerharmel, teve participantes de todas as UREs. As discussões enfocaram o desenvolvimento das atividades em tempos de pandemia.

Evidenciados os conceitos de caridade, solidariedade e fraternidade; o papel do voluntário; a necessidade do desenvolvimento do trabalho em regime colaborativo com outras Casas Espíritas, instituições e órgãos governamentais responsáveis pela área no município.

A Comunicação Social Espírita – CSE/FEP teve participantes de cinco cidades, em clima cordial, que permitiu não somente a abordagem da temática em foco, mas elucidação de dúvidas especialmente sobre cessão de direitos de imagem e voz, termo de voluntário, o Programa Momento Espírita e seus mais recentes projetos, com visualização  on-line do Portal da FEP e seus vários sites/conteúdos.

Estiveram à frente Maria Helena Marcon, Mary Ishiyama e Jackson Adriano Ferreira.

Assine a versão impressa
Leia também