Jornal Mundo Espírita

Abril de 2020 Número 1629 Ano 88
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Inter-Regional Norte

junho/2012 - Por Mary Ishiyama

Dando continuidade ao ciclo das Inter-Regionais, ano 2012, a Equipe da Federação Espírita do Paraná – FEP se fez presente na cidade de Londrina, nos dias 19 e 20 de maio, para a realização da Inter-Regional Norte.

Presentes os representantes das Uniões Regionais Espíritas da 4ª Região (Santo Antonio da Platina), Maria de Lourdes Pedroso, Presidente; 5ª Região (Cornélio Procópio), Maria Aparecida Maruch, Presidente; 6ª Região (Apucarana), Ana Lúcia Oliveira (Vice-Presidente); 16ª Região (anfitriã), Luís Cláudio Assis Pereira, Presidente e Paulo Fernando de Oliveira, Secretário da Inter-Regional Norte.

Na noite de sábado aconteceu a reunião dos Presidentes das UREs e dos Centros Espíritas, a partir das 20h, no Centro Espírita Nosso Lar, com a Diretoria da FEP: Luiz Henrique da Silva, Presidente; Francisco Ferraz Batista, 1º Vice-Presidente; Reginaldo Silva Araújo, 2º Vice-Presidente; José Virgílio Góes, Diretor do Departamento de Expansão do Movimento Espírita; os coordenadores das áreas: Estudo da Doutrina Espírita (Karina Greca), Mediunidade (Danilo Arruda Luz), Atendimento Espiritual (Maria Rabel), Orientação ao Serviço Social Espírita (Shou Wen Allegretti), Infância e Juventude (Tatyanna Braga de Moraes, Elizabeth Martin Bianco Machado e Roger Lopes Andrade), Administrativa/Institucional e Unificação (Sóstenes Carvalho Cornélio) e Comunicação Social Espírita (Maria Helena Marcon e Mary Ishiyama).

O Presidente da FEP, de forma objetiva e sucinta, dirigiu-se aos presentes, servindo-se de mensagem de advertência de Allan Kardec, extraída de Obras Póstumas

Lembrou do respeito às pessoas, às individualidades, às instituições, pois, afirmou, é assim que se chega ao coração das criaturas, é assim que se estabelecem laços de fraternidade.

Asseverou que a filiação do Centro Espírita à Federativa é uma ação voluntária. Apresentou o panorama do Movimento Espírita estadual, assinalando que 80% da população estadual se encontra atendida pelo Movimento Espírita.

Foi apresentado vídeo dos melhores momentos da XIV Conferência Estadual Espírita – CEE, realizada no mês de março, no Expotrade, em Pinhais, PR, franqueada a palavra aos presentes e presenteados os representantes de cada Centro Espírita e URE com CD Momento Espírita volume 21. Os Presidentes das UREs receberam ainda um exemplar dos Melhores Momentos da XIV CEE.

Manifestaram-se, no decorrer da reunião, os Presidentes das UREs, o 1º e o 2º Vice-Presidentes da FEP e o Diretor do Departamento de Expansão do Movimento Espírita, além de companheiros das Casas Espíritas.

De relevância, a presença do jovem André Luiz, do município de Tamarana, que desejou participar da atividade, no esforço em que se encontra de iniciar um Grupo Espírita em sua cidade.

A reunião fraterna e descontraída contou com representantes de vinte e quatro Centros Espíritas das cidades de Apucarana, Arapongas, Bandeirantes, Cornélio Procópio, Faxinal, Ibiporã, Jandaia do Sul, Joaquim Távora, Londrina, Santo Antônio da Platina e Wenceslau Brás.

No domingo, das 9h às 12h30, no mesmo local, realizou-se reunião, acrescida agora com caravanas vindas dos vários municípios dessa Inter-Regional.

Compuseram a mesa com o Presidente, o 1º Vice, o 2º Vice e o Diretor do Departamento de Expansão do Movimento Espírita da FEP, os Presidentes das quatro UREs.

Após a prece proferida por Francisco e a saudação de Luiz Cláudio, Luiz Henrique dirigiu-se aos presentes, servindo-se de mensagem do Codificador da Doutrina Espírita, extraída de Viagem Espírita em 1862, saudando e convidando à união e ao trabalho.

Por área de interesse, dividiram-se os inscritos, compondo oito equipes de trabalho, encerrando-se as atividades, pouco mais de duas horas depois, com a recepção, por parte de cada representante de URE, do quadro demonstrativo do Movimento Espírita em sua abrangência territorial.

Ao longo das atividades dos dois dias, foram presenteados com coleção completa da Revista Espírita, de Allan Kardec, edição Edicel, tradução de Júlio Abreu Filho, o jovem André Luiz, de Tamarana, e Irene Leite, do Centro Espírita Joana d’Arc, de Apucarana.

A prece final registrou a gratidão dos corações por mais uma atividade concretizada, pelo reencontro dos amigos, pela troca de experiências e oportunidade de servir, em nome de Jesus.

Assine a versão impressa
Leia também