Jornal Mundo Espírita

Novembro de 2020 Número 1636 Ano 88
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Inter-Regional Leste

novembro/2020

Foi em novembro de 2017 que, por primeira vez, se realizou a Inter-Regional Leste, em Ponta Grossa, com divisão renovada, ou seja, dissociada das Uniõe Regionais Espíritas – UREs Metropolitanas, sediadas em Curitiba, que passaram a compor a Inter-Regional Metropolitana.

Se a criação das Inter-Regionais, em 1999, tinha como pensamento primordial DIVIDIR PARA MULTIPLICAR, mostrou-se mais do que oportuna, nessa nova divisão, possibilitando um relacionamento mais estreito e atendimento a necessidades específicas.

As UREs 1ª (sede Paranaguá), 2ª (sede Ponta Grossa), 3ª (sede Rio Negro) e 21ª (sede Telêmaco Borba) nesse primeiro encontro, demonstraram seu entusiasmo, através da presença maciça de quarenta e três representações de Centros Espíritas, na reunião de dirigentes do dia 18, sábado, e, no domingo, o comparecimento de trezentos e sessenta e oito trabalhadores de vinte cidades.

Neste ano, em 12 de setembro, a realização virtual não pôde contar com tantos companheiros, por dificuldades várias que se apresentaram, sendo a mais destacada, a impossibilidade de conexão em algumas das localidades, seguida da ausência de habilidade ou receio com a ferramenta digital utilizada.

Dessa forma, na reunião de dirigentes, vinte e dois Centros Espíritas de treze cidades se fizeram representar por seu presidente ou vice, junto aos presidentes das UREs Gibran Pereira Karini (1ª); Vinícius de Andrade Vieira (2ª); Antonio Carlos Kühl (3ª); Maurício Massoquette (21ª) e Edson Luiz Wachholz, secretário da Inter.

Uma das maiores preocupações registradas foi com respeito à atuação do Centro Espírita, ainda neste período de isolamento e o que virá empós, merecendo, sobretudo, do presidente da Federação Espírita do Paraná – FEP, esclarecimentos e orientações.

Alguns momentos de emoção merecem destaque. Os presidentes da 3ª e da 21ª UREs fizeram suas despedidas da presidência das Regionais, considerando estarem concluindo seu segundo mandato e as eleições programadas devendo se realizar entre setembro/outubro.

Receberam os agradecimentos da Federativa, manifestações de alguns companheiros e firmaram o compromisso de prosseguirem nas atividades, colaborando com as novas Diretorias.

No domingo, 13, a manhã foi de atividades para as dez áreas, que receberam no todo trezentos e quarenta e quatro participantes de

Antonina

Arapoti

Carambeí

Castro

Guaratuba

Ipiranga

Irati

Jaguariaíva

Lapa

Matinhos

Morretes

Palmeira

Paranaguá

Piraí do Sul

Ponta Grossa

Pontal do Paraná

Reserva

Rio Negro

São João do Triunfo

São Mateus do Sul

Telêmaco Borba

Coordenadorias da FEP:

Administrativo/Institucional: Luiz Henrique da Silva, Adriano Lino Greca, Nélio Aguirre de Castro

Assistência e Promoção Social Espírita – APSE: Miriam Feuerharmel

Atendimento Espiritual no Centro Espírita – AECE: Maria Rabel

Comunicação Social Espírita – CSE: Maria Helena Marcon, Mary Ishiyama, Jackson Adriano Ferreira

Estudo do Espiritismo – AEE: Cláudia Rojas

Família: Marli Brathfish

Livro: Karina Greca

Mediunidade: Danilo Arruda da Luz, Juliana Sípoli Cól

Orientação à Infância e Juventude – DIJ: Elisabeth Bianco Machado, Elisângela Dias de Toledo

Unificação e Expansão do Movimento Espírita – DUEME: Lannes Boljevac Csucsuly, Sóstenes Carvalho Cornélio e Marco Antonio Negrão

Assine a versão impressa
Leia também