Jornal Mundo Espírita

Junho de 2019 Número 1619 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Inter-Regional Leste

dezembro/2016 - Por Jaqueline Ribeiro da Costa de Souza

Em outubro, nos dias 22 e 23, a Inter-Regional Leste reuniu em Curitiba praticamente metade do Movimento Espírita paranaense. Isso porque abrange sete Uniões Regionais Espíritas – UREs, totalizando 48,48% do movimento: 1ª (sede Guaratuba), 2ª (sede Ponta Grossa), 3ª (sede Rio Negro), 21ª (sede Telêmaco Borba) e as Metropolitanas Norte, Leste e Oeste (sede Curitiba).

Esta foi a última reunião da Inter-Regional, ciclo 2016, que passou por Guarapuava, Londrina, Umuarama e Toledo, alcançando as Casas Espíritas de todo o Estado do Paraná, com idêntica temática: Unidos para construir o futuro.

No sábado, 22, na reunião voltada a dirigentes de casas espíritas, trinta e quatro casas espíritas se fizeram representar, totalizando oitenta pessoas que, junto aos representantes das UREs, estabeleceram um intenso diálogo com a Diretoria Executiva da FEP, em que pontificaram dúvidas doutrinárias e alusivas às unidades sociais integradas, especialmente o Hospital de Psiquiatria Bom Retiro e a Escola Profissional Maria Ruth Junqueira.

Compuseram a mesa com o presidente (Adriano Lino Greca) e vices (Danilo Arruda da Luz e Luiz Henrique da Silva) da FEP, Mari Ursulina Bazia (pres. 1ª URE); Edson Luiz Wachholz (pres. 2ª URE); Antonio Carlos Kühl (pres. 3ª URE); Márcio da Cruz Santos (pres. URE Norte); Mauro Cesar Batista (pres. URE Leste); Ricardo Fagundes (1º vice URE Oeste); Mauricio Massuchetti( 1º vice 21ª URE) e o secretário da Inter-Regional, Fernando Petrosky.

O presidente da FEP, Adriano Lino Greca, em sua fala inicial, reafirmou o compromisso em promover esse evento, a fim de chegar às casas espíritas, célula fundamental do movimento espírita, razão de ser do nosso esforço para a qualificação dos trabalhadores.

Nélio Mauro Aguirre de Castro, coordenador do Hospital, disse das mudanças necessárias para a sustentabilidade daquela unidade, o que vem sendo implementado há três anos.

Destacou a atuação das vinte e cinco casas espíritas que têm contribuído financeiramente ou no Serviço de Assistência Espiritual.

O presidente da FEP falou a respeito do Curso de Qualificação do Trabalhador Espírita, trazendo informações do panorama geral em todo o Estado.

No domingo, foram duzentos e setenta e quatro os participantes das cidades de Abatiá, Almirante Tamandaré, Antonina, Campo Largo, Curitiba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Palmeira, Paranaguá, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Rio Negro, São Mateus do Sul, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, além de Mafra (SC) e Santos (SP), que, após a abertura, com as boas vindas de Adriano Lino Greca, se dividiram em grupos setoriais, conforme sua atuação no Centro Espírita.

Em cada área teve-se como foco o Curso de Qualificação do Trabalhador Espírita, no intuito da mais ampla divulgação, objetivando que todos possam participar dos treinamentos em suas UREs.

Adriano ainda apresentou o projeto da Visita Guiada à Sede Histórica, que vem ocorrendo, mensalmente, desde fevereiro deste ano, dos espetáculos teatrais realizados em prol da XIX Conferência Estadual Espírita e do novo site da Livraria Mundo Espírita.

Como nas demais Inter-Regionais, ocorreu o lançamento do livro Vida e Valores, editado pela FEP, a partir de conteúdos do programa televisivo de mesmo nome, que tinha como âncora José Raul Teixeira.


Assine a versão impressa
Leia também