Jornal Mundo Espírita

Abril de 2020 Número 1629 Ano 88
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Inter-Regional Leste 2011

dezembro/2011

Vale sempre reforçar que a proposta de uma Inter-regional é a de confraternização entre dirigentes e trabalhadores do Sistema Federativo, como sempre nos faz recordar, no início de suas falas, o presidente da FEP, Francisco Ferraz.

Desta feita, entre 15 e 16 de outubro de 2011, reuniram-se as URE de Curitiba (Metropolitanas Leste, Oeste e Norte), URE 1ª. região (Litoral), a URE 2ª. região (sede em Ponta Grossa) e a URE 3ª. região (sede em São Mateus do Sul).

Compunham a mesa de abertura os presidentes das URE e os 3 diretores executivos da FEP: Gerson Sokoloski (URE Leste); Fernando Petrosky (URE Oeste); Marcelo Garcia (URE Norte); Solange de França (1ª. URE); Iara Garbuio (2ª. URE) e Antonio J. Portes Jr. (3ª. URE), além de Francisco Ferraz, Luiz Henrique  e Daniel Dallagnol (respectivamente presidente, 1º. Vice e 2º. Vice da FEP).

Para termos uma ideia da abrangência da IR Leste, vejamos os seguintes números:

– são 132 Casas Espíritas contempladas pelas 6 URE que a compõem (o Estado todo possui 317 Centros Espíritas filiados ou adesos à FEP);

– são 104 filiadas e 28 não filiadas ao Sistema Federativo do Paraná;

– ela abrange uma população de 4,3 milhões de pessoas, fazendo-se presente em 23 dos 39 Municípios da sua área de abrangência. Isso representa praticamente 42% da população do Paraná.

Sábado, à noite…

As noites de sábado são dedicadas ao encontro direto entre executiva da FEP, presidentes de URE e dirigentes desses mais de 130 Centros Espíritas, somente desta IR.

Estiveram presentes:

URE Norte – Semeadores do Bem; Francisco de Assis; Irmã Scheilla; Messe de Amor; Filhos da Verdade; Abibe Isfer; Antonio de Pádua; Allan Kardec; CECOP; Casa do Caminho; Capa dos Pobres; BAE; SELF; Missionários do Mestre; Trabalho, Solidariedade e Tolerância; SER; CEPAZ;

URE Oeste – João Ghignone; Dom Bosco; Caminhando com o Cristo; Boa Vontade; Luz da Caridade; Ildefonso Correia; Claudio Reis; Luz do Evangelho; Fé, Amor e Caridade; Alvorada Nova; Caminho da Fé; Fraternidade; Irmã Lídia;

URE Leste – Semeador da Verdade; Mensageiros da Paz; Caminho do Evangelho; Favos de Luz; Luz e Verdade; SER – Parolin;

1ª. URE – Paz e Luz; C. E. E. de Pontal do Paraná; Dr. Leocádio – Paranaguá;

2ª. URE – SEFAN – Ponta Grossa; Jesus e Maria – Irati;

3ª. URE – C. E. Manoel Figueira Neto – São Mateus do Sul.

43 Centros Espíritas presentes dentre os 132 que fazem parte da Inter-regional Leste, sendo 17 da URE Norte; 13 da URE Oeste; 6 da URE Leste; 2 da 1ª. URE; 2 da 2ª. URE; 1 da 3ª. URE.

Francisco faz uma prestação de contas da gestão, trazendo alguns elementos importantes para a reflexão dos dirigentes presentes, como: aquisição do Recanto Lins; gestão do Hospital; filiação dos Centros da região de Londrina; incorporação do Hospital Bom Retiro e o aumento da receita da FEP com a entrega da obra prevista para meados de 2014,  de um imóvel comercial de 8.350 m2 de área privativa, com 160 vagas de estacionamento para renda vitalícia, decorrente das locações das unidades; desmobilização do HEPBR para o Albergue Noturno e para outras áreas que serão examinadas no futuro, tudo atendendo-se às determinações do Ministério da Saúde.

Além disso, enfatizou que as Unidades Sociais da FEP (Centros de Educação Infantil, Escola Profissional) não sofrerão solução de continuidade.

Logo após, a fala do presidente da FEP, a palavra foi aberta aos presidentes de URE, que, em geral, agradeceram pela oportunidade e enfatizaram a necessidade de nos unirmos, de estarmos juntos pelo bem do Movimento Espírita.

Destacamos a notícia trazida por Fernando Petrosky (URE Oeste), a respeito do “nascimento” de mais um Centro Espírita, agora na cidade de Contenda/PR. Trata-se do C. E. Caminhando com o Cristo. Encerrando a fala das URE, Marcelo Garcia (URE Norte) recorda a orientação de Paulo de Tarso aos filipenses, no sentido de que “nada se deve fazer por vanglória ou disputa”, notadamente no nosso Movimento Espírita.

Manifestaram-se, ato contínuo, alguns presidentes de Centros Espíritas, que trouxeram palavras de apoio e de estímulo à diretoria executiva da FEP, que atravessa essa fase de transição de gestão e carrega a responsabilidade de conduzir, fraternalmente e com equilíbrio, várias ações que visam ao crescimento desta admirável Instituição.

Notícias gerais

Falando de Conferência Espírita, o presidente se refere ao convite feito a André Trigueiro, que disse que fará todo o possível para estar em março, durante este magnânimo evento.

Editora

– DVD “As Cartas de Paulo”: apresentação do vídeo degustação para os participantes deste encontro com o lançamento oficial deste magnífico trabalho de Haroldo Dutra Dias.

– Livros para crianças e para adolescentes, em parceria com Adeilson Salles, radicado em Bauru/SP.  No mês de novembro, o público conhecerá uma obra literária infantil  a respeito da biografia Lins de Vasconcellos, o grande Benfeitor da FEP.

Confira a agenda de palestras de Adeilson Salles em Curitiba:

14/11 – CEPAC, 20h

16/11 – Capa dos Pobres, 20h

17/11 – Filhos da Verdade, 20h

18/11 – Luz da Caridade, 20h

20/11 – teatro da FEP, 10h

Estará conosco, também, a renomada expositora espírita Suely Caldas Schubert:

21/11 – CEIC, 20h

22/11 – Mensageiros da Paz

23/11 – Missionários da Luz

24/11 – Fé, Amor e Caridade

 

Francisco Ferraz finalizou a sua fala trazendo outras importantes notícias como: lançamento do livro “Dourado: um grão de milho”, em Cascavel e, posteriormente, em Curitiba, no teatro da FEP, com a presença do autor Manoel Pinheiro, de Guaraniaçu/PR, região da 10ª. URE.

Lançamento do CD Momento Espírita, vol. 20 e do livro Momento Espírita, vol. 10.

Presença de Divaldo Franco, em 26/11, no Expo Unimed; Do mesmo modo, Raul Teixeira, na Lapa (9/12), em Ponta Grossa (10/12) e no Expo Unimed (11/12), oportunidade na qual falará sobre a “violência humana”.

Conferência 2012 no interior:

Por enquanto, está programada a presença de Divaldo Franco em Maringá, em União da Vitória e em Ponta Grossa, nos dias que antecedem o evento de Pinhais (que se dará entre 16 a 18 de março de 2012).

Sandra Borba chegará na quarta-feira, dia 14 de março.

A FEP ainda aguarda a confirmação de Alberto Almeida para as incursões ao interior do Paraná.

Ao final, além do portal da Conferência 2012, que abordará o tema “Transição Planetária”, foi apresentada a camiseta promocional do evento, que grande sucesso tem feito por onde é exposta.

 

Novidade

A grande novidade desta IR foi a oferta de inscrições (embora gratuitas) por internet, através do endereço www.feparana.com.br/interleste. Ao todo, foram 528 inscritos pelo site, distribuídos nas seguintes áreas:

Número de Inscrições

Estudo da Doutrina Espírita

(Marcelo Garcia e Marcio da Cruz)  91

Estudo da Mediunidade

(Danilo Luz e Cesar Kloss)     123

Comunicação Social Espírita

(Maria H. Marcon e Mary Ishiyama)        30

Administrativa, Institucional e Unificação

(Francisco Ferraz Batista, Luiz Henrique da Silva,

Daniel Dallagnol e José Virgílio Góes)      46

Orientação a Infância e Juventude

(Tatyanna Moraes, Beth Choinski e Nelson Silva)      81

Orientação ao Serviço Social Espírita

(Ilírio Rui Kessler e Marco Negrão) 37

Atendimento Espiritual

(Maria da Graça e Valdecir Rozetti) 120

Contagem Geral : 528

 

Domingo pela manhã…

Como se fez nesses últimos 3 anos, o domingo é reservado para as atividades setoriais, distribuídas nas diversas áreas, com coordenadores específicos (conforma tabela acima).

As atividades setoriais se fazem entre 9h30 e 12h15.

Encerradas essas atividades, o público se encontrou nas dependências do teatro da Federação Espírita do Paraná, cuja sede acolheu todo o evento, desde sábado,  para ouvir mais algumas importantes considerações do presidente Francisco Ferraz a respeito da Unificação, utilizando alguns textos de Allan Kardec (Obras Póstumas) e de outros Benfeitores espirituais.

 

Assine a versão impressa
Leia também