Jornal Mundo Espírita

Dezembro de 2018 Número 1613 Ano 86
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Inter-regional Leste

janeiro/2014

As Uniões Regionais Espíritas – UREs 1ª (Matinhos), 2ª (Ponta Grossa), 3ª (São Mateus do Sul), e as Metropolitanas Norte, Oeste e Leste, que compõe a Inter-Regional Leste, reuniram-se nos dias 24 e 25 de novembro, nas dependências da FEP, em Curitiba.

Na noite de sábado, 24, os Presidentes e/ou representantes de trinta e uma Casas Espíritas reuniram-se com os Presidentes das UREs Lucilene Rodrigues (1ª), Iara Garbuio de Freitas (2ª), Antonio José Portes Júnior (1º Vice-Presidente 3ª), Antonio Carlos Ribas Sauerbier D’Andrade (Norte), Fernando Luiz Petrosky (Oeste) e Marli de Souza Sokoloski (Leste) e com a Diretoria Executiva da FEP: Luiz Henrique da Silva (Presidente), Francisco Ferraz Batista (1º Vice-Presidente) e Adriano Lino Greca (2º Vice-Presidente).

Destacamos o comparecimento dos representantes do C. E. Manoel Figueira Neto (São Mateus do Sul), C. E. Rancho de Luz (Campina Grande do Sul), C. E. Irmã Scheilla (Arapoti) e C. E. Paz e Luz (Paranaguá), que se deslocaram de suas cidades, à noite, para marcar presença na reunião. Além dessas, estiveram presentes os representantes de Centros Espírita da Capital: C. E. Fraternidade, C. E. Filhos da Verdade, C. E. Abibe Isfer, C. E. Ildefonso Correia, Beneficência Assistencial Espírita, C. E. Antonio de Pádua, Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec, Sociedade Espírita Renovação, C. E. Semeadores do Bem, C. E. Luz da Caridade, Casa Espírita Renascimento, C. E. Trabalho, Solidariedade e Tolerância, Sociedade Espírita Laços Fraternos, Sociedade Espírita Leocádio José Correia, C. E. Luz e Verdade, Casa Espírita Rocha Lima, C. E. Paz, Instituto Semeando a Paz, C. E. Paz Amor e Caridade, S. E. Os Mensageiros da Paz, S. E. Favos de Luz, C. E. Messe de Amor, Grupo Espírita Clélia Rocha, Grupo Espírita de Caridade Meimei, C. E. Recanto da Prece e Sociedade Espírita Capa dos Pobres.

Os trabalhos tiveram a direção do Presidente da FEP que, após breve explanação sobre o Plano de Trabalho para o período 2013/2017, da Federação Espírita Brasileira para o Movimento Espírita Nacional e suas aplicações no Movimento Espírita Estadual, utilizou-se também de reflexões retiradas do livro Novos Rumos para o Centro Espírita, de Divaldo Pereira Franco – enfatizando as ações Qualificar, Humanizar e Espiritizar, que nortearam o ciclo das Inter-Regionais de 2013. Depois da exibição do vídeo institucional, os coordenadores dos seminários apresentaram os itens que seriam trabalhados no dia seguinte nas reuniões setoriais.

Serviram-se da palavra os Presidentes das UREs, e ressaltamos o empenho do Presidente da URE Norte que afirmou esteve batendo de porta em porta na casa dos companheiros, destacando a importância para o nosso Movimento do comparecimento de todos na reunião da Inter-Regional Leste.

Ao final, a FEP recepcionou os presentes com delicioso jantar de confraternização, onde se prolongou a troca de ideias e experiências enriquecedoras em prol do nosso Movimento Espírita.

No domingo, duzentos e cinco trabalhadores espíritas foram recepcionados com café da manhã, preparado com carinho pelos funcionários da FEP para que todos tivessem um momento de descontração, antes da reunião inicial no Teatro da FEP, onde foram apresentados os representantes de cada área da Federativa.

Luiz Henrique deu as boas vindas aos participantes, recordou reflexões apresentadas na reunião das Lideranças da noite de sábado e, em seguida, convidou a todos se dirigirem para as salas anteriormente preparadas para o desenvolvimento dos temas das setoriais:

 Administrativo/Institucional

Coordenadores: Luiz Henrique da Silva e Francisco Ferraz Batista

– 22 participantes

 Atendimento Espiritual na Casa Espírita

Coordenadores: Maria Leonides Rabel, João Edson Alves e Daniele Varassin

– 43 participantes

 Comunicação Social Espírita

Coordenadoras: Maria Helena Marcon e Mary Ishiyama

– 21 participantes

 Estudo da Doutrina Espírita

Coordenadores: Karina Greca, Cláudia Rojas e Luis Maurício Resende

– 23 participantes

 Infância e Juventude

Coordenadores: Tatyanna Braga de Moraes, Sandra Mara Ferrari, Vinicius Soletti Pereira, Elisabeth Martin Bianco Machado, Manuela Vaz Rocha e Elisângela Dias Toledo

– 26 participantes

 Mediunidade

Coordenadores: Danilo Luz e César Kloss

– 61 participantes

 Serviço Social Espírita

Coordenadores: Shou Wen Allegretti, Eliane Borges de Macedo e Andréa Dzebanski

– 22 participantes

 Unificação/Expansão do Movimento Espírita

Coordenadores: José Virgílio Góes e Marco Antonio Negrão

– 8 participantes

Na manhã ensolarada, encerraram-se as atividades com a apresentação do vídeo Melhores Momentos da XV Conferência Estadual Espírita, provocando elevadas emoções, no rememorar de momentos felizes do evento.

Importante registrar que foram vinte e seis as cidades representadas, nessa reunião da Inter-Regional Leste: Almirante Tamandaré, Arapoti, Araucária, Balsa Nova, Bocaiuva do Sul, Colombo, Curitiba, Guaratuba, Mafra (SC) , Matinhos, Paranaguá , Pinhais,  Piraquara,  Ponta Grossa,  Pontal do Paraná,  Rio Negro, São José dos Pinhais e São Mateus do Sul, trabalhadores que levaram consigo ideias renovadas a serem implementadas em suas Casas Espíritas, nesse intuito de aprimorar as tarefas no serviço do Bem.

Assine a versão impressa
Leia também