Jornal Mundo Espírita

Outubro de 2020 Número 1635 Ano 88

Inter-Regional Centro

outubro/2020

Agosto demarcou a realização dessa Inter-Regional, envolvendo as Uniões Regionais Espíritas – UREs 12ª (Guarapuava); 14ª (Pato Branco) e 15ª (União da Vitória), no dia 16, de forma virtual, por todo o período da manhã.

Entre os 260 inscritos, registrou-se, de maneira inusitada, a participação de representantes de Centro Espírita da cidade de São Lourenço d’Oeste, do vizinho Estado de Santa Catarina.

A Área da Unificação e Expansão do Movimento Espírita (Lannes Boljevac Csucsuly, Sóstenes Carvalho Cornélio, Marco Antonio Negrão) informou que a participação dos inscritos foi intensa e a atividade foi desenvolvida com muita harmonia.

Marli Bratfisch, da Área da Família, a mais recente dentre todas na Federação Espírita do Paraná – FEP, contou com representantes das três UREs, grupo que se mostrou interessado em colher informações, no intuito de conhecer a proposta de estruturação da Área para as UREs e os Centros Espíritas. Gratidão a Jesus foi a expressão final dos participantes pela oportunidade do aprendizado e trabalho.

A Área da Mediunidade salientou os esforços de vários companheiros para participar da reunião virtual, buscando superar as dificuldades naturais de quem não tem capacitação nos recursos de informática, disponibilidade de equipamento e boa conexão da Internet.

Atendendo ao assunto definido para o atual ciclo das Inter-Regionais, Conhecer para aplicar, apresentou reflexões sobre a importância do estudo doutrinário para a qualificação do trabalhador das reuniões mediúnicas.

Do Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro 2018-2022 da FEB destacou algumas diretrizes para aplicação nessa Área e sua importância para as atividades mediúnicas no Centro Espírita.

Na Comunicação Social Espírita – CSE, uma surpresa: a presença de companheira de Palmas, do Tocantins. Marahane Ayres Guerios, de União da Vitória, que transferiu residência para aquela cidade, em plena pandemia.

Encontrando dificuldade em localizar confrades, dada a suspensão das atividades em Centro Espírita, não desfez o laço com os companheiros de sua cidade de origem. Prossegue vinculada às atividades virtuais promovidas pela 15ª URE.

Mencionou laços afetivos, gratidão, afirmando, em sua emoção, do quanto ainda se sente pertencente à família do Centro Espírita Amor e Caridade.

Outras manifestações foram igualmente registradas, que dizem do quanto a realização virtual da Inter-Regional Centro beneficiou o reencontro dos corações. Em tons de brincadeira, lamentada a impossibilidade do lanche na chegada das caravanas de outras cidades, dos abraços, das conversas nos corredores, na Livraria itinerante.

Mas, expressões de júbilo não faltaram, com a presença dos gêmeos dos coordenadores da Área da 12ª URE, Andressa e Fernando. Conferiram um especial toque de emoção, com seus rostinhos felizes, as mãozinhas dando tchauzinho a todos.

A equipe da FEP (Maria Helena Marcon, Mary Ishiyama, Jackson Adriano Ferreira, Ewandson Ferreira, Vanessa Kosop e Amanda Borgo) se revezou nas apresentações do conteúdo programado, com bastante descontração, a fim de tornar o encontro agradável.

Foram muitas indagações, ao serem tratadas, sobretudo, as questões que se referem às atividades que não devem ter solução de continuidade, da ênfase na manutenção do contato com os trabalhadores e frequentadores do Centro Espírita, os cuidados sempre necessários, especialmente nesta fase em que tudo acontece virtualmente e os registros ficam no YouTube.

Gerson Santos, do Centro Guarapuavano de Estudos e Práticas Espíritas, de Guarapuava, considerou a reunião extremamente rica, com muita informação válida. Parabéns pelo trabalho e pelo conteúdo apresentado.

Yasmin Tomazi, do Centro Espírita Renascer, de Laranjeiras do Sul, entusiasmada, registrou: A Inter-Regional está muito bacana. Parabéns pela organização. Estou adorando, muitos esclarecimentos importantes.

Emanuelle Giacomini Fiorentini, coordenadora da CSE/14ª URE, de Pato Branco, escreveu: Gostaria de deixar minha gratidão aos amigos que se desdobraram nos bastidores para levar a termo essa Inter-Regional virtual, um desafio grande, movido pelo amor à Causa Espírita e a Jesus.

Foram horas de alegria ao constatar a grandeza e a complexidade do trabalho. Extremamente oportuna a fala do nosso Jackson (CSE/FEP) ao nos ensinar como melhor utilizar as mídias sociais para divulgar a Doutrina Espírita, de forma consciente e responsável. Foi um prazer estar com todos nesta manhã de domingo.

No sábado à noite, 15, como de praxe, a Diretoria Executiva da FEP (Luiz Henrique da Silva, Nélio Aguirre de Castro, Adriano Lino Greca) realizou a reunião com os presidentes das UREs envolvidas (Marco Antônio Silva,  Inor Olivo, Élcio Volsnei Borges ) e os representantes de vinte e quatro Centros Espíritas de dezessete cidades:

 

Bituruna

Candói

Chopinzinho

Clevelândia

Cruz Machado

Dois Vizinhos

Francisco Beltrão

Guarapuava

Laranjeiras do Sul

Mallet

Palmas

Pato Branco

Paula Freitas

Paulo Frontin

Porto Vitória

Rio Azul

União da Vitória

Presentes os coordenadores de todas Áreas/FEP e o secretário da Inter-Regional, Thiago de Mello Caesar.

Assine a versão impressa
Leia também