Jornal Mundo Espírita

Abril de 2021 Número 1641 Ano 89

Inter-Regionais – Entendendo seus objetivos

março/2021

Em 2020, as Inter-Regionais completaram sua maioridade: 21 anos de realizações anuais.

O detalhamento de sua criação e evolução, transformação de sua estrutura, ao longo dessas décadas, foi sintetizado em matéria deste Jornal, encontrável em http://www.mundoespirita.com.br/?materia=inter-regionais-uma-historia-de-sucesso.

Neste ano, ainda por conta da pandemia, que nos recomenda o isolamento social, por medida de controle de saúde, tornaremos a realizar as Inter-Regionais de forma virtual. Desse modo, deixa-se para momento posterior a discussão sobre alterações mais profundas, eventualmente do desejo de alguns companheiros.

Ao longo desses anos, natural que mudanças tenham sido implementadas e que novas sugestões sempre surjam, buscando-se o melhor aproveitamento das horas.

Importante se reprisar os objetivos que devem nortear as reuniões das Inter-Regionais, tendo em vista que muitos ainda consideram que devam se tratar de horas de treinamentos, seminários ou palestras.

Objetivos das Inter-Regionais:

  • O efetivo fortalecimento do Movimento Espírita Estadual, através das visitas regulares da Diretoria Executiva e departamentos da FEP às regiões, criando laços de amizade e confraternização com os trabalhadores dos Centros Espíritas;
  • Promoção do aprendizado e do conhecimento pela discussão de temas locais que afligem e afetam a região e/ou temas de interesse estadual;
  • Possibilidade da troca de experiências exitosas;
  • Estímulo ao trabalho em equipe, especialmente na divisão das áreas: Administrativo e Institucional; Atendimento Espiritual – AAE; Assistência e Promoção Social Espírita – APSE; Comunicação Social Espírita – CSE; Departamento do Livro; Estudo do Espiritismo – AEE; Família – AFA; Infância e Juventude – DIJ; Mediunidade; Unificação e Expansão do Movimento Espírita – DUEME.

A quem se dirige, portanto, a reunião da Inter-Regional: aos trabalhadores dos Centros Espíritas, das UREs. De forma alguma, para frequentadores esporádicos das reuniões públicas, pessoas que buscam auxílio material ou espiritual e que não tenham o vínculo de trabalhador.

A participação de neófitos, companheiros que apenas iniciaram o estudo da Doutrina Espírita, por vezes, não permite o alcance dos objetivos. Cada atividade tem seu público específico, não nos esqueçamos.

A reunião com dirigentes dos Centros Espíritas, habitualmente, realizada no sábado que antecede a reunião geral, deve ser aproveitada para serem dirimidas dúvidas, discutidos assuntos que inquietam ou atrapalham o andamento do Movimento Espírita Regional.  Por isso, a necessidade de preparo prévio dos participantes no intuito de levarem questionamentos precisos, devidos para esse momento, em que, inclusive, se podem trocar experiências positivas, exitosas. Sempre de forma concisa, efetiva, sem comentários em demasia ou intuito de evidenciar-se ou àquilo que apresenta.

A tarefa importante, que deu certo, não precisa deter-se em pormenores para ser entendida pelos interessados.

Por vezes, após encontros dessa natureza nos sentimos entristecidos porque o que esperávamos, não se concretizou.

Por isso, a importância de se ter em mente os objetivos que, para serem alcançados devem ter a cooperação de todos: dirigentes, participantes, equipes das diversas áreas.

Todos nos devemos preparar para o evento e a ele comparecer com o intuito de aprender, de contribuir, de indagar, de levar consigo uma sugestão para a problemática que enfrenta em sua Casa Espírita ou em sua área de ação espírita.

Todos desejamos crescer, produzir melhor porque já não há tempo para dedicarmos em algo que não nos sirva para edificação pessoal e do Movimento Espírita.

Recordemos de nosso compromisso com Jesus, firmado antes do retorno à carne. Maior ou menor, todos temos compromisso com Ele, o Governador Planetário, que nos permitiu esta reencarnação, nesta oportunidade.

 

AGENDE-SE PARA A INTER-REGIONAL

 Oeste (UREs 10ª, 13ª e 17ª)……………….16.5.2021

Norte (UREs 4ª, 5ª, 6ª e 16ª)……………….20.6.2021

Noroeste (UREs 7ª, 8ª, 9ª e 11ª)………….15.8.2021

Centro (12ª, 14ª e 15ª)………………………12.9.2021

Leste (1ª, 2ª, 3ª e 21ª)……………………….2.10.2021

Metropolitana (Leste, Norte, Oeste)……..24.10.2021

Assine a versão impressa
Leia também