Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Inter-Regionais

Espiritizar, Qualificar, Humanizar

abril/2013

Em março de 2000, ao ensejo da realização do III Encontro Estadual Espírita do Interior do Paraná, em Ponta Grossa, Divaldo Pereira Franco, em feliz abordagem a respeito dos Novos rumos para o Centro Espírita, apresentou a proposta do Espírito Joanna de Ângelis: Espiritizar, Qualificar, Humanizar.

Sendo o Centro Espírita um lugar de dignificação da criatura humana e o lugar onde nós treinamos as virtudes básicas: a fé, a esperança e a caridade, não poderiam ser mais felizes as diretrizes estabelecidas nos três verbos.

Nesses dias, em que se veem Centros Espíritas sendo tomados de assalto por práticas nada condizentes com a Doutrina Espírita, ESPIRITIZAR é extremamente oportuno. Estudar, vivenciar e estabelecer ações que condigam com a Doutrina Espírita, codificada pelo insigne mestre de Lyon, Allan Kardec.

A segunda diretriz, QUALIFICAR, não menos apropriada para essa época da qualidade total. Qualificação é indispensável.

O que é qualificar? É adquirir características essenciais, típicas das finalidades que vamos exercer na vida prática. Qualificar não é elitizar, não é intelectualizar. É equipar de recursos para se realizar a tarefa com propriedade.

HUMANIZAR, por sua vez, nos invita a olharmos o semelhante, aquele que comparece ao Centro Espírita, como gente, como ser humano, nosso irmão. É exercitar a afabilidade, a doçura, a simplicidade.

E, a ponte logo se faz com a tríade proposta pelo Codificador: Trabalho, Solidariedade, Tolerância. O trabalho está no ESPIRITIZAR. O trabalho de adquirir o conhecimento espírita, de perseverar no estudo.

Solidariedade. QUALIFICAR-SE, para servir melhor, para ser mais solidário.

Tolerância: ser mais HUMANO. Quando somos mais humanos, somos tolerantes.

Pois, a temática escolhida para as Inter-Regionais de 2013 é ESPIRITIZAR, QUALIFICAR, HUMANIZAR.

Inter-Regional Centro

A primeira Inter-Regional acontecerá no dia 14 de abril, em União da Vitória, envolvendo as Uniões Regionais Espíritas 12ª (Guarapuava), 14ª (Pato Branco) e 15ª (União da Vitória).

Cartazes e correspondência específica, com as fichas de inscrição, foram endereçadas aos Centros Espíritas.

Contate o Presidente de sua Instituição e faça já sua inscrição, optando por uma das áreas, conforme sua atuação na Casa Espírita: Atendimento Fraterno, Comunicação Social Espírita, Estudo da Doutrina Espírita, Institucional, Mediunidade, Unificação, Orientação à Assistência e Promoção Social Espírita, e Infância e Juventude.

Assine a versão impressa
Leia também