Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Instituto Educacional Duque de Caxias – IEDC

agosto/2011 - Por Rosemary de Souza Gonçalves

O Instituto Educacional Duque de Caxias, entidade espírita que completa, neste mês de agosto, 46 anos de sua existência, foi fundado em 25 de agosto de 1965, por um grupo de maçons liderados por Epaminondas Xavier de Barros, sob a égide dos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade, para se tornar nos dias atuais, uma das maiores instituições de promoção humana e social da cidade de Ponta Grossa.

Atende clientela diversificada:

1. Crianças e adolescentes carentes em situação de risco, encaminhadas pela Justiça, em regime de acolhimento institucional;

2. Crianças carentes em idade escolar – nível educação infantil;

3. Crianças, adolescentes e adultos portadores de necessidades especiais.

Em seus 46 anos de existência, o Instituto Educacional Duque de Caxias vem buscando, de acordo com as normas estatutárias, amparar a criança abandonada ou em situação de risco, a criança e adulto portador de necessidades especiais, contando atualmente com sete unidades departamentais, e seis centros de estudo e assistência espiritual à luz da Doutrina Espírita, relacionados ao lado:

1) Escola de Guardas Mirins Tenente Antonio João e  Centro de Estudo e Assistência Espiritual André Luiz.

Diretor: Epaminondas Xavier de Barros

Localizada na Rua Ataulfo Alves, 260 – Jardim América. Atende 210 crianças e adolescentes de 06 a 18 anos incompletos em regime de contra turno escolar.

2) Casa Assistencial Espírita Nosso Lar, Centro de Educação Infantil Nosso Lar e Centro de Estudo e Assistência Espiritual Nosso Lar.

Diretora: Lélia M. M. Malakowski

Localizada na Rua Correia Freitas, nº 506, Bairro da Ronda, atende 85 crianças de 0 a 5 anos em período integral.

3) Aldeia da Criança Dr. David Federmann, Centro de Educação Infantil Tia Sueli, Contraturno Social Maria Quitéria de Jesus e Centro de Estudo e Assistência Espiritual Deus, Cristo e Caridade.

Diretora: Glacy Xavier Ribas

Localizada na Rua Maria Ângela Caldas, s/nº – Jardim Paraíso, entidade de acolhimento institucional para meninas de 04 a 12 anos e meninos de 04 a 06 anos. Atualmente atende a 43 crianças em abrigamento e 88 crianças no Centro de Educação Infantil Tia Sueli e 10 crianças em contraturno social.

4) Recanto Espírita Maria Dolores, Escola de Educação Especial Maria Dolores e Centro de Estudo e Assistência Espiritual Maria Dolores.

Diretora: Mirley Olbert

Localizado na Rua Deodoro Alves Quintilhano, nº 66 – Jardim Maracanã, entidade de acolhimento institucional para crianças e adolescentes até 18 anos, com deficiência mental e/ou física. Atualmente estão acolhidas 10 crianças deficientes intelectuais de alta especificidade associada a múltiplas deficiências e a Escola de Educação Especial atende 60 alunos deficientes intelectuais de alta especificidade associada a múltiplas deficiências, sendo estes sem limite de idade.

5) Centro de Educação Infantil e Creche Ana Néri

Diretora: Marlene Perez

Localizado na Rua Antonio Frederico Ozanan, nº 41, Jardim América – atende 85 crianças de 0 a 5 anos em período integral.

6) Esperança Cidade dos Meninos, Guarda Mirim Rural Mal. Cândido Rondon e Centro de Estudo e Assistência Espiritual Maria de Nazaré.

Diretor: Irineu Gonçalves

Localizada na Rodovia PR 438, Km 08 – Roxo Roiz – Distrito de Guaragi. Entidade de acolhimento institucional para 35 crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 18 anos incompletos e na Guarda Mirim Rural Mal. Cândido Rondon, contraturno escolar para 40 crianças e adolescentes de ambos os sexos na faixa etária de 07 a 18 anos incompletos.

7) Lar Odilon Mendes e Centro de Estudo e Assistência Espiritual Inácio Ferreira.

Diretores: Pedro Eduardo Lazari e Daniele de Paula Almeida

Localizado na Rua Odilon Antunes Mendes, s/nº – Vila XV de Setembro. Entidade de acolhimento institucional para adultos acima de 18 anos, do sexo masculino, com deficiência mental, acolhe atualmente 19 pessoas.

Para a obtenção de recursos financeiros para manutenção de suas atividades, o Instituto Educacional Duque de Caxias conta com a colaboração da comunidade, do setor público e privado, recebendo doações diversas.

Possui convênios com as seguintes entidades:

• Secretaria Municipal de Assistência Social de Ponta Grossa – Fundação Proamor;

• Secretaria Municipal de Educação;

• Sistema Único de Assistência Social – SUAS, Fundo da Infância e Adolescência – FIA,

• Secretaria de Estado da Criança e Juventude – SECJ,

• Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED,

• Justiça Federal de 1º grau do Paraná, Subseção Judiciária de Ponta Grossa;

• Universidade Estadual de Ponta Grossa;

Além disto, conta com recursos de bazares, contribuições de sócios mantenedores e doações espontâneas da sociedade civil organizada.

Existe prestação de serviços de pessoas voluntárias, que são indispensáveis nos trabalhos assistenciais. Toda estrutura do IEDC busca assegurar aos assistidos a garantia dos direitos, visando o pleno desenvolvimento como pessoa, preparando-os para o exercício da cidadania, nada cobrando dos usuários, conforme prevê o Estatuto.

O Instituto conta com 176 funcionários e possui mais de 600 assistidos diretos e ainda possui cadastro de famílias carentes que recebem atendimento, sempre buscando seguir o ensinamento “Fora da Caridade não há salvação”.

A atual Diretoria registra, nesta oportunidade, os agradecimentos aos irmãos de ideal que voluntariamente dedicam-se com abnegação e entusiasmo na condução do nosso IEDC, como também o apoio das autoridades e toda comunidade, que sempre estiveram conosco, com sua amizade e demonstrações de confiança nos destinos de nossos assistidos. Rogamos ao Mestre Jesus que sejamos fortalecidos no amor para dar continuidade à sua obra.

 

INSTITUTO EDUCACIONAL DUQUE DE CAXIAS – IEDC

Atual Diretoria Executiva:

Epaminondas Xavier de Barros         – Presidente de Honra

Rosemary de Souza Gonçalves          – Presidente

Epaminondas Xavier de Barros         – Vice Presidente

Ana Cláudia Bassetti da Cunha          – Diretor Adm/Financeiro

Gilson Samways da Rocha                 – Diretor Doutrinário

Mario Augusto Cray da Costa           – Diretor de Saúde

Marlene Perez                                     – Diretora de Educação

Oséas Santos                                      – Diretor Jurídico

Marlou Santos Lima Pilatti                – Diretora de Patrimônio

 

Rua Antonio Frederico Ozanan n° 41 – Jardim América

CEP 84050-150 – Ponta Grossa – PR. – Fone: (42) 3025.4110

Assine a versão impressa
Leia também