Jornal Mundo Espírita

Novembro de 2018 Número 1612 Ano 86

Incentivo à leitura no Remanso Fraterno

janeiro/2014

Remanso Fraterno é Departamento Assistencial da Sociedade Espírita Fraternidade – SEF, de Niterói, RJ, fundada por José Raul Teixeira, em 1980.

Localizado em Várzea das Moças, bairro situado cerca de 25 km do centro de Niterói, atende a cerca de 200 famílias, ocupando um terreno próprio de, aproximadamente, 50.000m2, contando com área construída de 3.000m2, distribuída em quatro prédios: Prédio da Administração (345m2),
Prédio do Setor de Saúde (250 m2), Prédio do Setor de Educação (500m2, com 10 salas de aula) e Prédio Central, com refeitório de 300 lugares, cozinha, padaria, 10 salas de aula com 50m2, lavanderia, depósito de livros, sala de música.

Formar leitores é uma tarefa que se inicia antes mesmo da alfabetização e segue por toda a vida escolar, por isso, essa prática deve ser prazerosa.

Com atividades de incentivo à leitura, em um ambiente agradável e aconchegante, diariamente, os alunos do 1º Ano se divertem com os livros da biblioteca da sala de aula.

Não há um momento determinado para essa prática. A biblioteca fica em um cantinho da sala e os livros estão expostos em prateleiras ao alcance dos alunos.

Sempre que posso levo novos exemplares para abastecer as prateleiras, diz Giseli Primo Patrício, professora do 1º ano do ensino fundamental, pois contamos com doações e nem sempre recebemos livros próprios para a idade dos alunos do 1º Ano.

Outra atividade agradável que a turma gosta é o Bornal da Leitura (bolsa que contém um livro, um caderno e um estojo com lápis de cor). O Bornal vai a sorteio todos os dias e o aluno sorteado tem a oportunidade de escolher um livro para ler com a família em casa.

Após a leitura, o adulto que leu registra as suas impressões, através de desenhos ou registro escrito. No dia seguinte, o aluno comenta, na roda de conversa, como foi esse momento de leitura em família.

Informativo SEF, ano 2, nº 19.

Fotos: Maria Helena Marcon

Assine a versão impressa
Leia também