Jornal Mundo Espírita

Janeiro de 2022 Número 1650 Ano 89

Inaugurado Projeto Allan Kardec em Juiz de Fora

dezembro/2020

Em evento virtual, pela TV Nupes no YouTube, foi inaugurado o Portal do Projeto Allan Kardec, uma parceria entre o Centro de Documentação e Obras Raras da Fundação Espírita André Luiz e a Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.

O Portal coloca a público importante acervo, que inclui o cuidado e conservado pelo Dr. Silvino Canuto de Abreu. Contém setecentos e quarenta manuscritos inéditos de Allan Kardec e outros nomes relevantes da História do Espiritismo, como Amélie Boudet, Léon Denis, Gabriel Delanne e Camille Flammarion.

O Portal foi idealizado nos moldes de iniciativas semelhantes, como The Newton Project, da Universidade de Oxford e Darwin Correspondence Project, da Universidade de Cambridge. Além dos manuscritos originais em imagens de alta resolução, disponibilizará suas transcrições e traduções, bem como verbetes biográficos dos correspondentes de Allan Kardec.

Colaboram com o projeto treze pesquisadores de Instituições nacionais como a Universidade Estadual de Campinas, Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, além de colaboradores como Alexander Moreira-Almeida (psiquiatra e diretor do NUPES), Silvio Seno Chibeni (professor de filosofia na Unicamp) e Charles Kempf (presidente da Federação Espírita Francesa).

O Projeto Allan Kardec pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.projetokardec.ufjf.br

 Fonte: Revista Internacional de Espiritismo,
outubro 2020, ed. O Clarim

Assine a versão impressa
Leia também