Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Implantação da União Regional Espírita – 17ª região

outubro/2010

No dia trinta de setembro, na sede do Grupo Espírita Fraternidade, na cidade de Toledo-Pr, os representantes da Diretoria Executiva da Federação Espírita do Paraná, Presidente Sr. Francisco Ferraz Batista, 1º Vice-Presidente Sr. Luiz Henrique da Silva, Diretor do Departamento de Unificação e Assessor da Presidência Sr. José Virgilio Góes, acompanhados do Presidente da União Regional Espírita da 10ª Região, Sr. Nolimar Ghidini, da Conselheira da Federação Espírita do Paraná, Sra. Vânia Maria de Souza e de representantes do Movimento Espírita da cidade de Cascavel e demais cidades da região, reuniram-se para a instalação da 17ª União Regional Espírita, com sede na cidade de Toledo.

A reunião teve início às 20 horas e foi aberta pelo confrade Nolimar, presidente da 10ª URE da região de Cascavel, que, saudando os presentes, pediu à confreira Vânia para fazer a prece inicial. A seguir, Nolimar falou aos presentes sobre os fatos que antecederam o momento que se estava vivendo; teceu elogios ao trabalho desenvolvido pelos confrades de Toledo e da região; falou sobre o atual momento vivido pela Federação Espírita do Paraná, enaltecendo o excelente trabalho de fraternidade e unificação que se está levando a efeito no Estado; agradeceu à Direx e a colaboração de todos, e registrou, a seguir, a presença de representantes dos seguintes Centros Espíritas: Grupo Espírita Fraternidade – Toledo, Grupo Espírita Lar de Jesus – Palotina, Sociedade Espírita Allan Kardec – Assis Chateaubriand, Sociedade Espírita Allan Kardec – Marechal Cândido Rondon, Sociedade Espírita Allan Kardec – Cascavel, Sociedade Espírita Joanna de Ângelis – Cascavel, Centro Espírita Casa do Caminho – Toledo, Centro Espírita Vivenda de Luz – Toledo, Sociedade Espírita Amor e Caridade – Cascavel, Centro Espírita Nosso Lar – Toledo, Grupo Espírita Bezerra de Menezes – Formosa do Oeste, Centro Espírita Caminheiros do Bem – Guaíra.

A seguir, o Presidente da FEP saudou todos os presentes, registrou a alegria do encontro e explanou os acontecimentos que levaram à criação, pelo Conselho Federativo Estadual da FEP, de mais três Uniões Regionais Espíritas no Estado. Falou do objetivo que é o de absoluta prioridade aos órgãos que compõem o Sistema Federativo do Estado, notadamente o Centro Espírita e as Uniões Regionais Espíritas.

A seguir usou da palavra o Diretor de Unificação da FEP, José Virgilio Góes. O ilustre confrade fez excelente registro sobre a necessidade da unificação, exaltando o trabalho dos pioneiros do Espiritismo; mencionou os antigos trabalhadores da FEP e das regiões do Estado, informando que muitos deles estavam ali presentes naquele momento. Fez um apelo ao trabalho permanente de divulgação do Consolador Prometido.

A seguir o Presidente da FEP passou a palavra ao 1º Vice-Presidente, Luiz Henrique da Silva, que cumprimentando a todos, também teceu considerações sobre os objetivos do processo de unificação e sobre os objetivos da Federação Espírita do Paraná, realçando a necessidade de comprometimento de todos para que mantenhamos a união harmônica que se está vivendo, os voos da fraternidade que alcança todo o Paraná espírita, a troca de experiências. Exaltou o princípio maior do Centro Espírita e do Movimento Espírita; destacou o compromisso e a responsabilidade de todos nós na divulgação do Espiritismo.

Por fim, o Presidente da FEP procedeu à instalação do Conselho Regional Espírita da 17ª União Regional Espírita, com sede em Toledo-Pr, que na sua seção inicial constitui-se com os seguintes representantes: Nilva Catarina Rigmunt, do Grupo Espírita Fraternidade – Toledo, Adorinan Balbino Siqueira, do Centro Espírita Lar de Jesus – Palotina, Edith Priesnitz, do Centro Espírita Allan Kardec – Marechal Cândido Rondon, José Henrique  Lawder, da Sociedade Espírita Casa do Caminho – Toledo, Rubens Bragagnolo, do centro Espírita Vivenda de Luz – Toledo, Jorge Vitor Silva de Souza, do Centro Espírita Nosso Lar – Toledo, Francisco Garcia, do Centro Espírita Bezerra de Menezes – Formosa do Oeste, Antônio Roberto Santos, do Centro Espírita Allan Kardec – Assis Chateaubriand,  Maria Sampaio Oneda, do Centro Espírita Caminheiros do Bem – Guaíra.

O Conselho Regional Espírita, no ato, elegeu a primeira Diretoria da 17ª União Regional Espírita da  Federação   Espírita   do  Paraná,  com   sede   em Toledo, que ficou assim constituída: Presidente: Ademir Bebber; 1º Vice-Presidente: Meyre Siqueira; 2º Vice-Presidente: Jorge Victor Silva de Souza, os quais foram eleitos por unanimidade. Na sequência, o Presidente da FEP deu posse aos eleitos, na forma das prerrogativas estatutárias, e passou a palavra ao Presidente eleito da 17ª URE.

O confrade Ademir agradeceu pela honra de ser escolhido para a tarefa e a honra de servir à FEP, na respectiva região e prometeu muito trabalho esperando contar com o auxílio dos confrades da região e das Casas que compõe o Conselho Regional Espírita da 17ª Região.

Após o encerramento da reunião, em que o Presidente da FEP agradeceu a presença de todos e pediu ajuda a Deus e a Jesus para que a nova região receba sempre o concurso e auxílio dos bons Espíritos, o Espírito Lins de Vasconcellos falou a todos, em nome dos Espíritos benfeitores, mencionando a alegria do importante evento que engrandece ainda mais o Espiritismo no Paraná. Após, todos os participantes pousaram para a foto comemorativa ao evento e todos juntos, sem nenhuma exceção, rumaram para o jantar de confraternização.

– * –

Amigos de ideal, mais uma vez temos a oportunidade de reunirmo-nos na faina dos trabalhos que visam implementar cada vez mais o espalhamento dos ensinos do paracleto, nesta amada terra das araucárias.

Com efeito, queridos irmãos, as trombetas do tempo soaram para nós em diversas épocas a fim de que aguçássemos nossos ouvidos espirituais para captar a musica do amor inesquecível entoada pelo mais Sublime dos Cantores. Ensurdecemo-nos e não conseguimos ouvir a voz Majestosa do Príncipe da Paz, noutras vezes escutamos pequenos acordes sem que nos despertasse a intimidade e até voltamos as costas, precipitados em críticas soezes e quando não, transformamos nossa voz em instrumentos do martírio daqueles que vieram engrandecer o coro dos ensinos do Inesquecível Jesus, entretanto, pudemos conhecer a misericórdia divina, que mais uma vez se apresenta, marcando-nos com os sinais característicos dos escolhidos, novamente, para que ajuntando-nos ao rebanho dos servidores não sossobremos nesse caminho impostergável da redenção. Queridos amigos que labutam em favor desta causa justa, não há mais necessidade de temores, não desanimemos, o momento da terra é decisivo e tendes escutados o chamado que de forma mais insistente se apresenta para que possamos fazer enfrutecer o trabalho da arvore do espiritismo neste amado Estado. Tendes mais uma vez a oportunidade de dividir e multiplicar as tarefas eis que a hora urge e não há tempo para acomodações e é unindo nossos esforços que trabalharemos na confecção dos que servirão para tecer a roupagem necessária ao ingresso no banquete que o Senhor anunciou há muito séculos. Estes são os nossos momentos em que haveremos de depositar em nossa bagagem as conquistas espirituais às quais esforçamo-nos para obter e em que as verdades revividas no evangelho do amor traduzidas pelos amados discípulos que se espalham pelos quatro cantos de nosso planeta propiciam formar uma corrente vibracional única que permitirá cantarmos hosanas ao Cristo de Deus. Vibramos com os corações que estão aqui presentes esta noite, vibramos com os espíritos que aqui comparecem em grande caravana, oriundo das cidades representadas e designados pelos demais companheiros espirituais presentes, me permito trazer-lhes estas palavras neste momento de festa de corações e de trabalho. Abraçando a todos, reconhecido pela oportunidade, augurando pleno êxito nos projetos e ações despeço-me, este companheiro de lutas do passado e do presente.

 

Lins de Vasconcellos
Mensagem psicofônica recebida por ocasião da instalação da
17ª União Regional Espírita, na noite do dia 30/09/2010 na
cidade de Toledo-PR

Assine a versão impressa
Leia também