Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

III Jornada Espírita de Maringá

setembro/2007 - Por Danilo Luz

Chegou ao final, no último dia 12 de agosto, a III Jornada Espírita de Maringá, e os espíritas da região já aguardam a próxima, que acontecerá em agosto de 2008.

Foram nove dias de encontros e reencontros; momentos de alegria e aprendizado para todos que participaram.

Foram convidados para palestras e seminários, conhecidos expositores do Movimento Espírita de Maringá e toda a região Noroeste do Estado. Do dia 4 até o dia 12, visitaram a Associação Espírita de Maringá – AMEM, Cosme Massi, José Antonio Vieira de Paula, Cristian Macedo, Carlos Augusto de São José, Maria Helena Marcon, Francisco Ferraz Batista, Sandra Della Polla e Astolfo Olegário de Oliveira Filho.

Além das palestras que aconteceram todas as noites, seminários foram apresentados na tarde do sábado, dia 11, e nas manhãs dos dois domingos.

Percebeu-se ao longo das diversas exposições, o esmero de cada orador em apresentar seus temas embasados nos conceitos exarados na obra kardequiana, demonstrando bom-senso e a fidelidade necessária à Doutrina Espírita.

Alternando temas que abordaram princípios da Doutrina, outros que apresentaram registros históricos do Espiritismo, seu caráter de revelação e aspectos do Codificador, os participantes tiveram momentos de profundas reflexões doutrinárias.

“As excelências de Jesus”, tema abordado em um dos seminários apresentados, possibilitou através de passagens extraídas dos Evangelhos, a percepção do verdadeiro agir cristão e do entendimento mais profundo da grandeza e sublimidade do Mestre que nos guia.

“Luzes do alvorecer” foi título de palestra que emocionou o público, convidado que foi a não mais se atrasar na bruma do alvorecer que turva a nossa visão, mas de modificar-se e empreender a conquista da sabedoria que nos possibilita vislumbrar a beleza do sol que ilumina o dia que se inicia.

Na mensagem de O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Advento do Espírito de Verdade, Cosme Massi apresentou sob forte emoção, a grandeza desse Espírito que comandou o trabalho da Codificação dessa Doutrina de luz que é o Espiritismo.

Enlevada pelo momento, uma plateia repleta de espíritas ávidos por conhecimento, acompanhou atentamente o orador na hora e meia na qual expôs o conteúdo profundo desta mensagem, um convite de amor incondicional e oferecimento de orientações seguras. Através de dois ensinamentos, o Espírito de Verdade sintetizou as bases do verdadeiro modo de agir cristão: “Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instrui-vos, este o segundo.”

Buscando realizar a tarefa divulgadora da Doutrina, os trabalhadores da 7ª. União Regional Espírita – URE, idealizadora do evento, se uniram mais uma vez para alcançar o objetivo que os move desde a primeira Jornada. Consideradas todas as ações necessárias à sua realização, com certeza a recepção dos participantes e dos oradores convidados foi o momento mais empolgante de todos.

As bênçãos recebidas dos amigos espirituais, a alegria estampada nos rostos amigos da plateia, a dedicação demonstrada pelos oradores convidados, são os ingredientes que estimularam todos que trabalharam no evento.

Com certeza, a vontade para a realização da próxima edição, assim como a saudade desta que se encerrou, já nos motiva a iniciar os preparativos para a IV Jornada Espírita de Maringá.

Desde já fica o convite para todos os amigos que estiveram conosco, assim como para aqueles que não puderam estar, para nos encontrarmos em agosto de 2008, quando corações amigos pulsarão felizes a aplaudirem, em agradecimento, mais uma dádiva oferecida pela Doutrina bendita.

Assine a versão impressa
Leia também