Jornal Mundo Espírita

Julho de 2020 Número 1632 Ano 88

Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro – HEPBR

junho/2020 - Por Nélio Aguirre de Castro

Fundado em 31 de março de 1945, o HEPBR, Unidade Social Integrada da FEP, completou 75 anos de trabalho pela saúde mental.

Até o ano de 2012, o Hospital funcionou no bairro Bom Retiro, passando a atender em modernas instalações nos bairros Jardim Botânico (internamento) e Alto da Glória (clínica-dia e ambulatório).

Especializado no tratamento de transtornos mentais e dependência do álcool e outras drogas, trata o ser humano como um Complexo Sistêmico, Sinérgico, Bio-Psico-Culturo/Socioespiritual que, quando adoece, necessita de um tratamento abrangente e articulado, para o que conta com uma capacitada equipe multidisciplinar de profissionais.

Funcionando como um Complexo Integrado de Saúde mental, o HEPBR abrange:

  • Internamento integral: 95 vagas para o SUS e 62 para convênios e particulares;
  • Clínica-dia: 120 vagas para convênios e particulares;
  • Consultas ambulatoriais: 1.500 consultas mês (psiquiatria e psicologia).

Além do atendimento pelo corpo clínico, o Hospital conta com a colaboração de voluntários da comunidade e, em especial, do Serviço de Atendimento Espiritual – SAE, com mais de 70 voluntários espíritas, que realizam atendimento complementar aos pacientes que assim o desejem (fluidoterapia, atendimento fraterno, momento de reflexão).

Além do atendimento presencial, mais de 25 Centros Espíritas colaboram através do atendimento espiritual à distância.

A comunidade em geral e o Movimento Espírita auxiliam através do Programa de Grão em Grão, doando gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, além de contribuições financeiras.

O HEPBR, pautado pelos princípios de humanização, solidariedade e visão do homem como um Ser Integral,  dá continuidade ao sonho dos pioneiros, que vislumbraram o nobre papel desse albergue de Espíritos necessitados.

Confira outras informações: www.hospitalbomretiro.com.br

facebook.com/hospitalbomretiro e instagram hospital_bomretiro.

Fotos: Acervo FEP

Assine a versão impressa
Leia também