Jornal Mundo Espírita

Janeiro de 2020 Número 1626 Ano 87

Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro

Serviço de Assistência Espiritual – SAE

junho/2008

O que é o SAE

É um dos serviços do Hospital, formado todo ele por voluntários, pessoas que de boa vontade doam algumas horas de trabalho para que este serviço desenvolva uma Assistência Espiritual, integrados aos trabalhos terapêuticos desenvolvidos no hospital. As atividades do SAE são baseadas na filosofia da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec e nos resultados de pesquisas desenvolvidas pela Ciência Espírita e pela Parapsicologia.

O SAE trabalha dentro de uma visão holística do ser humano, considerando-o um ser de natureza espiritual e que neste plano existencial manifesta-se através de um complexo bio-psico-culturo/sócio-espiritual, por isto não desconsidera, ao contrário, vê como necessário os tratamentos medicamentoso, psicoterápico, de dinâmica familiar e comunitária, mas sem perder de vista o espírito.

Objetivos do SAE:

Esclarecer as dúvidas sobre as questões espirituais, dentro do enfoque espírita, dos pacientes, dos seus familiares e dos funcionários do Hospital.

  1. Criar uma ambiência psico-espiritual de harmonia, de disposição mental positiva para o tratamento e de sintonia adequada para o desenvolvimento da Terapêutica Espírita.
  2. Desenvolver a aplicação dos recursos terapêuticos espíritas (fluidoterapia, desobsessão, atendimento individual, atendimento fluidoterápico ambulatorial, etc…)
  3. Auxiliar ao tratamento desenvolvido no Hospital e necessários nos casos onde a causa predominante seja o fator espiritual.
  4. Desenvolver pesquisas em relação à aplicação dos recursos terapêuticos espíritas.
  5. Orientação quanto à leitura e quanto aos recursos na comunidade para a continuidade do atendimento espiritual, após alta hospitalar.
  6. Despertar em todos os pacientes, familiares e equipes de trabalho a visão do ser bio-psico-culturo/sócio-espiritual.
  7. Levar o paciente a perceber que o mundo físico não representa o seu limite espiritual.

O SAE iniciou suas atividades na década de 80 e o seu primeiro coordenador foi o Dr. Célio Costa. Hoje, conta com 66 voluntários.

Atualmente, o SAE tem como coordenador-geral o nosso confrade Rubens Denizar F. dos Santos e como vice-coordenador o confrade Nacir Rodrigues Marquesini.

 

Assine a versão impressa
Leia também