Jornal Mundo Espírita

Janeiro de 2020 Número 1626 Ano 87

Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro

março/2015

31 de março assinala os setenta anos de existência do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro – HEPBR, departamento da FEP, fundado em 1945, com o nome de Sanatório Bom Retiro.

Anteriormente situado no bairro a quem conferiu o nome, o HEPBR sempre foi muito conhecido e respeitado por sua tradição e inovação terapêutica. Mantendo seus diferenciais de qualidade no atendimento, em 9 de setembro de 2012, inaugurou sua nova e moderna unidade de tratamento para internação, no bairro Jardim Botânico, numa área de dez mil metros quadrados, com cerca de quatro mil de área construída.

O lugar possui espaço verde, iluminação natural, academia ao ar livre e o mais importante, uma concepção arquitetônica especial, atendendo a modernos e eficientes padrões de tratamento e cuidados com a saúde mental. Os ambientes são voltados à facilitação da mobilidade (não há degraus), com janelas e vidros posicionados para propiciar contínua visibilidade dos pacientes, resguardando sua privacidade.

Atualmente, a Unidade de Internamento disponibiliza cento e quarenta e seis leitos, sendo noventa destinados ao SUS e cinquenta e seis a convênios e particulares, distribuídos em cinco unidades, em alas masculinas e femininas.

A Clínica Bom Retiro, no Alto da Glória, oferece atendimento ambulatorial eletivo e regime hospital dia, para tratamentos de dependência química, transtornos mentais.

Fotos: Acervo FEP

Assine a versão impressa
Leia também