Jornal Mundo Espírita

Julho de 2019 Número 1620 Ano 87
Acerca das palavras Envie para um amigo Imprimir

HaADAM – Adão

julho/2019

A palavra hebraica Adam aparece 367 vezes na Bíblia Hebraica e nela aparece pela primeira vez em Gênesis 1,26. Normalmente as traduções (Bíblia de Jerusalém, João Ferreira de Almeida, Pastoral) traduzem como homem. A Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH traz seres humanos.

Também na segunda criação, contada em Gênesis 2, o termo usado é Adam, mas nesse caso com um artigo definido HaAdam aparece 140 vezes na Bíblia Hebraica, o homem. Também aqui as traduções usam homem, enquanto que a NTLH continua usando ser humano.

Adão, na versão de João Ferreira de Almeida e na Bíblia de Jerusalém aparece pela primeira vez somente em Gênesis 2,19, quando os animais são apresentados ao ser criado. A NTLH chama o primeiro homem com o nome de Adão, pela primeira vez, em Gênesis 2,20: Ele pôs nomes nas aves e em todos os animais domésticos e selvagens. Mas para Adão não se achava uma ajudadora que fosse como a sua outra metade. Na Edição Pastoral (Paulus) Adão aparece somente em Gênesis 4,25: Adão se uniu à sua mulher.

Em hebraico, o termo AdãoAdam significa humanidade e é semelhante à palavra soloadamah. Portanto, na origem, Adão é um nome coletivo (homem ou ser humano) e torna-se um nome próprio, nomeando o primeiro ser humano, conforme cada tradução.

Segundo o ensino dos Espíritos1, Adão simboliza uma raça, a adâmica, que teria surgido na Terra estando essa povoada desde tempos imemoriais.  Seria uma dessas colônias de Espíritos, vinda de outra esfera.

Mais adiantada do que as que a tinham precedido neste planeta, a raça adâmica é, com efeito, a mais inteligente, a que impele ao progresso todas as outras.

No livro bíblico de Gênesis, desde os seus primórdios, ela é apresentada como industriosa, apta às artes e às ciências, sem haver passado aqui pela infância espiritual, o que não se dá com as raças primitivas. Ela se compunha de Espíritos que já tinham progredido bastante.

Desde a segunda geração, constroem cidades, cultivam a terra, trabalham os metais. São rápidos e duradouros seus progressos nas artes e nas ciências.

 

Referências:

  1. KARDEC, Allan. A Gênese. 42. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2002. cap. XI, itens 38 e 40.
  2. BORN, A. Van Den. Dicionário Enciclopédico da Bíblia. Petrópolis: Vozes, 1985. Adão.
Assine a versão impressa
Leia também