Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2019 Número 1621 Ano 87

Formigas…

novembro/2008

Formigas são conhecidas por sua capacidade de organização, trabalho em equipe, persistência, perseverança, solidariedade e superação de obstáculos.

Formigas são famosas também por adorarem doces e sabores diversos.

Na manhã do dia 11 de outubro, às 8h, começaram a chegar os primeiros participantes para o II Encontro Estadual de Evangelizadores; vieram não só do Paraná, mas também de São Bernardo do Campo(SP), Joinville(SC) e Passo Fundo(RS).

Devagarzinho, alguns chegaram cansados – pelas horas que passaram na estrada dentro do ônibus -, outros atrasados.

Todos foram recepcionados com sorrisos e um pacotinho de doces, para despertar e aproveitarem tudo o que ainda estava por vir.

Enquanto aguardavam a abertura, foram convidados a fazerem o FEPTOUR: conhecer as dependências da Sede História e a Biblioteca infantil.

No momento da abertura, com o teatro lotado, viveram momentos emocionantes ao receberem as boas-vindas de 40 crianças que entraram cantando e segurando girassóis. Esses girassóis – confeccionados por evangelizadores e evangelizandos (crianças e jovens) da capital, ficaram como lembrança do encontro para cada cidade participante.

Na sequência, Sandra Borba Pereira animou a plateia com toda sua alegria, descontração e capacidade de reflexão.

O tema central “E agora porque te deténs?” e os subtemas (a qualidade da ação evangelizadora, indicadores para o atingimento da qualidade no trabalho, aperfeiçoamento constante do evangelizador) foram abordados com maestria.

Mesmo com seu sorriso e descontração, Sandra abordou com profundidade e seriedade todos os itens, proporcionando aos participantes reflexões importantes.

Nos intervalos, todos aproveitavam para trocar ideias, tomar um lanchinho, adquirir na livraria os últimos lançamentos e visitar as exposições: Feira de Ideias e Ideia que deu certo – mostras de trabalhos realizados pela equipe do DIJ/FEP e de diversas UREs.

Na tarde de sábado, Cristina Pereira aplicou a oficina de música. Foram momentos de alegria e descontração, que também serviram para espantar o sono, após o delicioso almoço desfrutado por todos.

À noite, os participantes receberam de presente a apresentação do lançamento do CD Momento Espírita para Crianças volume 2. Realizada pela equipe de teatro do Setor de Artes da FEP, esses momentos fizeram todos se emocionarem, dando boas gargalhadas e voltando a ser crianças.

No último dia do evento, domingo, todos estavam animados, mas já com saudades.

Sandra Borba fez as últimas conclusões e ao final foi aplaudida de pé por todos os presentes. Voltaria para Natal (RN) com os sorrisos e a gratidão de todos os evangelizadores presentes em sua bagagem.

Evangelizadores são como formigas: persistentes, solidários, perseverantes, precisam trabalhar em equipe e manterem-se unidos e organizados para que o resultado final seja doce e saboroso.

A todos os evangelizadores “formigas” que estiveram no encontro – seja como participante, seja como trabalhador – nosso muito obrigado.

Assine a versão impressa
Leia também