Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2019 Número 1621 Ano 87

Ferramenta útil ao trabalho

setembro/2016

O Departamento de Infância e Juventude da Federação Espírita Brasileira – DIJ/FEB, desde 2012, disponibiliza seu site, buscando atender a todos os públicos, com especial atenção à criança, ao jovem, à família e ao evangelizador.

Com linguagem e visual moderno, oferece mensagens de amor e esperança e conteúdos da Doutrina Espírita sempre baseados nas instruções dos Espíritos Amigos e buscando o exemplo Maior do Mestre Jesus.

Na área da família, são textos sobre A família e a Evangelização, Evangelho no lar, Família e Evangelização e dicas de leitura.

Para as crianças, atividades lúdicas, músicas, arte e histórias divertidas. Os jovens encontram dicas e novidades sobre filmes, vídeos e leitura para enriquecer seu conhecimento espírita. O evangelizador encontra, no espaço destinado ao tarefeiro, dicas pedagógicas, a opinião dos Espíritos sobre a Evangelização, as apostilas de Evangelização de todos os ciclos, além de outros materiais de apoio para a tarefa.

Também estão disponíveis para download, cartazes, folders e vídeos da Campanha Permanente de Evangelização.

Acesse o site http://www.dij.febnet.org.br/, e navegue no mundo da Evangelização Infantojuvenil.

Curso de qualificação do trabalhador espírita

A iniciativa do Setor de Estudos da FEP, para a qualificação do trabalhador espírita, em suas diversas áreas de atuação, tem suscitado grande interesse e envolvimento por parte dos multiplicadores, qualificados para o repasse dos conteúdos.

O DIJ/FEP recebeu a programação de várias UREs, com calendário e carga horária. Alguns diretores de DIJ/ URE, com seus colaboradores, já iniciaram o Curso de Qualificação nas UREs e relatam a satisfação com que os evangelizadores receberam a proposta e da sua continuidade.

Apesar de, por vezes, uma carga horária extensa, constatam que se faz necessária. O planejamento e a organização são os primeiros passos para o êxito de qualquer tarefa, e isso tem se feito presente.

Além do conteúdo repassado fielmente aos evangelizadores, que é fator importantíssimo para a qualificação, outro ponto relevante observado foi a aproximação entre os trabalhadores da área e, igualmente, de outras áreas, fortalecendo os laços de fraternidade, alegria e união.

A equipe DIJ/FEP foi convidada para as primeiras estreias e constatou o entusiasmo e comprometimento, que fazem de todos melhores servidores de Jesus, em tão nobre tarefa.

Equipe DIJ/FEP

Curso de qualificação na URE Metropolitana Oeste

No dia 30 de julho, na União Espírita Os Caminheiros do Bem, em Curitiba, aconteceu o 1º módulo do Curso, sob coordenação de Francielle Matoso, Hermes Brun e Raphael Leocádio de Almeida, da equipe do DIJ/URE.

Estiveram presentes trinta e cinco trabalhadores de onze Centros Espíritas da região. Também o Presidente da URE, Otto Wandratsch e as coordenadoras do DIJ/FEP, Tatyana Braga de Moraes e Elisângela Dias de Toledo.

No conteúdo abordado, o histórico da Evangelização Espírita no Brasil e a importância da Evangelização, além de um divertido Quiz, com questões sobre diversos temas doutrinários.

Hermes Brun
Foto: Elisângela Dias de Toledo

 

Inter-Regionais: Integrando para Unir

Nas reuniões das Inter-Regionais, o DIJ/FEP tem procurador, a cada ano, o fortalecimento dos laços com os trabalhadores da Evangelização InfantoJuvenil, bem como proporcionado ações que objetivem a elaboração de conceitos, troca de experiências, exposição das problemáticas vivenciadas e de sugestões que favoreçam a solução das dificuldades evidenciadas.

Neste ano, após os momentos de reflexões em torno do tema da Inter-regional: Unir para sobreviver, cada URE tem se reunido com um dos representantes do DIJ-FEP realizando o levantamento das necessidades e interesses, bem como, oferecendo a cada uma delas orientações e sugestões que visem à melhoria na qualidade dos trabalhos oferecidos.

Essa estratégia nos mostra o quanto a integração das diferentes equipes que realizam o trabalho da Evangelização Espírita contribui para a construção da União e do fortalecimento do Movimento Espírita, auxiliando na compreensão de que somos todos FEP!

Foto: Jackson Adriano Ferreira

 

Assine a versão impressa
Leia também