Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Federação Espírita do Rio Grande do Norte – FERN

junho/2016

Em 29 de abril de 1926, nascia a FERN, fruto da fusão do Grupo de Estudos Psíquicos Tereza de Jesus e do Centro Espírita Humanitário Agostinho de Hipona, ambos fundados em 1921. Passou, desde então, a coordenar o Movimento Espírita Potiguar, filiando-se à Federação Espírita Brasileira – FEB, sendo ali representada por Manoel Quintão e Leopoldo Cirne.

Ao ensejo das comemorações dos seus noventa anos de existência, seu 3º vice-presidente, Francisco de Assis Pereira, escreveu belo texto, que intitulou Casa edificada sobre a rocha, do qual destacamos:

Quando nos alerta sobre a necessidade de edificarmos a nossa casa sobre a rocha da certeza, da esperança, da obediência às leis de Deus, Jesus também nos indica o caminho seguro das Instituições humanas que estão comprometidas com a obra do Bem, com o processo de renovação do mundo.

Construir uma Instituição sólida significa, inicialmente, definir os seus fins tendo como parâmetro o compromisso com a edificação de um mundo de justiça, amor e caridade.

Trabalho, Solidariedade e Tolerância representa o grande lema legado por Kardec aos continuadores do trabalho espírita.

Nesses noventa anos, a FERN tem sido esse campo de lutas, aprendizagens e esforços forjados pelos Espíritas Potiguares, no exercício de seu livre-arbítrio. No entanto, apesar de qualquer falha humana, é uma instituição vitoriosa no que tange aos seus objetivos, pelas realizações que ostenta em sua larga folha de serviço, esclarecendo consciências e consolando corações, o que só foi possível pela condição de Casa Edificada sobre a Rocha.

Parabenizamos a Federativa. Jesus prossiga a iluminar os seus destinos.

Assine a versão impressa
Leia também